Sobre

pw

Clique aqui e confira um pouco sobre o Professor Web!

Olá, pessoal!

Estou aqui, junto com a equipe da Rede Anísio Teixeira, no intuito de trazer dicas para incentivar estudantes e professores(as) a utilizar tecnologias educacionais livres em sala de aula, e fora dela também. Atuamos nas redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube e na Rede Social da Educação.

Neste blog, compartilhamos conteúdos educacionais e realizamos publicações diárias com assuntos direcionados à comunidade escolar, divididos em temas transversais e áreas do conhecimento, além de notícias relacionadas à educação e ao cenário cultural da Bahia e do Brasil.

Tendo como foco a interação com o público não apenas através de nossos canais na web, mas também com a participação de nossos(as) colaboradores(as) em eventos socioculturais, o Professor Web realiza nas escolas as “Caravanas Digitais”, visitando as unidades escolares do Estado da Bahia para divulgar os frutos do nosso trabalho e conhecer as novidades produzidas por professores(as) e estudantes, tudo isso com muita alegria e descontração.

Então, conheçam um pouco mais de perto a principal mídia que utilizamos para fomentar o uso e apropriação das tecnologias educacionais, construída em uma plataforma livre(WordPress).Por meio de produções textuais, imagens, áudios, vídeos e 3D, entre outros recursos, acreditamos que é possível somar conhecimentos, com a valorização e o fortalecimento dessa rede colaborativa que se forma a partir da interação com vocês, comunidade escolar baiana.

Início

Na parte principal do blog, vocês conferem publicações diárias, com assuntos direcionados à comunidade escolar, divididos em diversas categorias, inclusive temas transversais e áreas do conhecimento.

Notícias

Informações relacionadas à educação e ao cenário cultural do nosso Estado, bem como do Brasil, são publicadas neste espaço.

Área do Conhecimento

Conteúdos interdisciplinares e voltados para o currículo escolar, distribuídos de maneira organizada e de fácil acesso, o que torna prática a navegação no blog.

Esta seção está subdividida em: Ciências da Natureza, Humanas, Linguagens e códigos e Matemática.

Temas Transversais

São conteúdos que dialogam com assuntos pertinentes para a sociedade para que sejam compreendidas questões voltadas para a ética, cidadania, meio ambiente, igualdade de direitos, dignidade, valores sociais e pluralidade cultural, sendo contemplado no blog para que o leitor tenha uma visão ampla e contextualizada desses assuntos. Os temas contemplados nessa categoria, está dividido em: Histórias e Cultura Africana, História e Cultura Indígena, Educação Ambiental, Educação Especial, Ética e Cidadania, Gênero e Sexualidade,Saúde, Pluralidade Cultural, Trabalho e consumo.

Multimídia

O Cine PW aborda filmes, documentários, curtas e longa-metragens com fatos históricos e da atualidade, com o propósito de apresentar novos olhares sobre o mundo, estimulando estudantes e professores a analisar e perceber elementos para debate.

O Radiola PW traz um debate a partir de músicas. É um conteúdo que interage com discussões do currículo e serve como sugestão para tornar as aulas mais interativas.

Aprendizado e ludicidade, esses são os nossos objetivos com os jogos e desafios. Por meio de jogos, propomos interação e entretenimento, visando que a prática pedagógica torne-se mais dinâmica e de fácil assimilação.

Tecnologias Livres

Nesta categoria apresentamos as tecnologias livres voltadas para a produção educacional, com a intenção que professores e estudantes saibam manusear as ferramentas livres utilizando softwares como Gimp, Blender e Kdenlive.

O PW

Aqui vocês encontram mais informações sobre mim, a equipe e os objetivos deste blog. Disponibilizamos também as Imagens das campanhas do Professor Web, dos momentos marcantes, homenagens e fatos históricos. De tudo eu já vivenciei um pouco e no álbum vocês encontram os registros dessas aventuras. O Diário tem como foco a interação com o público, não apenas através de nossos canais na web, mas também com a participação de nossos(as) colaboradores(as) em eventos culturais, entre outros.

Aqui vocês também conhecem o Rap do Professor Web, que foi criado em parceria com estudantes da rede pública de ensino.Por meio dele buscamos levar uma mensagem de conscientização e colaboração, bem como mostrar que é possível, através da rede mundial de computadores, mudar a realidade educacional, utilizando os recursos que esta nos oferece. Ah! A letra está disponível para tod@s que desejem criar uma versão, fiquem à vontade. Assim como fizeram os(as)estudantes do Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, confiram aqui.

Rap:Cliquem aqui!

Colabore

Com objetivo de facilitar a nossa interação, reservamos este espaço para que vocês, leitores(as) possam informar, sugerir, criticar, compartilhar conosco as suas experiências, criações e produções textuais. Confiram aqui!

Redes sociais:

Publicamos os conteúdos aqui no blog, mas a principal maneira de difundi-los é por meio das redes sociais da internet: Facebook, Twitter. Estamos também no Flickr e Youtube.

E então, curtiram?! Agora é só ficar ligado(a) e cada dia mais à vontade para participar, pois tudo que realizamos neste espaço é resultado da colaboração de todos(as) vocês.

Abraços do Professor Web e equipe!

 

4 thoughts on “Sobre

  1. Olá,
    Sou professora da educação infantil e sentir falta de um link para essa modalidade de ensino. Gostaria de ver ,também, vídeo e textos de Rubens Alves, Paulo Freire e Emilia Ferreiro, álem disso, sentir falta de um espaço de discussão interativa em relação a nova determinação por Dilma sobre alfabetizar até o terceiro ano do ensino fundamental, porque há muita gente contra a essa ideia porque, no cenário atual, as crianças deveria ser alfabetizada aos seis anos e não estão sendo, imagimem então se esse prazo for prolongado. aqui em Lauro de Freitas existe escolas particulares retendo crianças na educação infantil e no ensino fundamental porque as crianças não sabem ler nem escrever, o pior é saber que muitos desses alunos, hoje com oito anos, foram alunos da mesma escola desde dois anos e hoje no primeiro ano do ensino fundamental continuam no ba-be-bi-bo-bu e cubrindo pontilhado. Matriculei os meus filhos em duas escolas e fui obrigada a retira-los de lá porque a escola não correspondia ao anúncio veiculado nos anúncios. Acredito que isso acontece devido a falta de fiscalização, exigencia de documentos atualizados e obrigatorios como proposta curricular, registro profissional dos funcionários que lá atuam e etc. Deixei o meu emprego e recorri a educação domiciliar quem ganhou com isso foi os meus filhos que hoje já estão alfabetizados.
    Eu como professora me sinto revolta com esse programa da presidenta, pois penso que ela deveria criar mais escolas que atendesse as crianças a partir de 4 anos e que tornasse o RCNI documento obrigatorio nas escolas publicas e particulares, além de criar núcleo dentro da secretaria de educação para avaliar o desempenho dos alunos das escolas de educação infantil e fiscalizar as escolas dando-lhe notas, ou então extender a avaliação do provinha Brasil para as classes da educação infantil e do primeiro ano das escolas particulares como estratégia de avaliar o trabalho na educação infantil e na alfabetização.

  2. Olá,
    Gostaria de ver algo sobre o uso das Tecnologias Assistivas (TA). Abraços,
    Rita Pereira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s