Petróleo e Sítio do Picapau Amarelo

Olá pessoal! Como vão vocês?

Vocês devem estar se perguntando: qual a relação entre  petróleo e Sítio do Picapau Amarelo? Pois bem! O protagonista desta história é o grande escritor Monteiro Lobato (fig.01), conhecido entre as crianças pela suas escritas na literatura infantil no Brasil.Monteiro Lobato Fora os livros infantis, escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e O Escândalo do Petróleo. Neste último, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável à exploração do petróleo, no Brasil, apenas por empresas brasileiras. Monteiro Lobato fundou várias empresas para fazer perfuração de petróleo, como a Companhia Petróleo Nacional.  A história de Monteiro Lobato com o petróleo começa em 1927, quando o presidente Washington Luís o nomeou adido comercial nos Estados Unidos, reconhecendo o escritor como um grande representante dos interesses culturais do Brasil. Em sua temporada nos EUA, acompanhou de perto as constantes inovações tecnológicas e industriais daquele país e, convenceu-se de que o progresso norte-americano era fruto de investimentos em ferro, petróleo e transportes. Para o saudoso Monteiro Lobato, nós brasileiros deveríamos seguir o mesmo caminho dos EUA,utilizando  políticas de desenvolvimento daquele país.

Já se sabia da existência de petróleo no Brasil, desde a época do Império, quando o Marquês de Olinda cedeu o direito a José Barros de Pimentel de realizar a extração de betume nas margens do rio Marau, na Bahia. Em 1930, o Engenheiro Agrônomo Manoel Inácio Bastos, realizando uma caçada nos arredores de Lobato (Fig.Figura 0202), bairro da periferia de Salvador, tomou conhecimento que os moradores usavam uma “lama preta” como combustível de suas lamparinas. Ficou conhecido nacionalmente como o local onde foi descoberto o primeiro poço de petróleo brasileiro na década de 1940, no período da campanha Getulista: “O Petróleo é nosso”.

Enfim, Monteiro Lobato não foi apenas uma grande escritor brasileiro de contos infantis, mas também lutou pelas riquezas naturais do nosso país em prol  do seu desenvolvimento e industrialização.

Espero ter contribuindo para mais um conhecimento de caráter cultural através da história do povo baiano que, tanto contribuiu e contribui  para o desenvolvimento do Brasil.

Professor Luciano Albuquerque

Professor da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia

Referências

PETROBRAS.petróleo.Disponível em: <http://www.petrobras.com.br/pt/&gt;. Acessado em 22 de maio de 2017

AGENCIA NACIONAL DO PETRÓLEO. Disponível em: <http://www.anp.gov.br/&gt;. Acessado em 22 de maio de 2017

WIKIPEDIA. Monteiro Lobato. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro_Lobato>. Acessado em 25 de maio de 2017

WIKIPEDIA. Monteiro Lobato.Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B3leo&gt;. Acessado em 25 de maio de 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s