Seminário em Direitos Humanos lembra 117 anos de Anísio Teixeira

O Instituto Anísio Teixeira (IAT), em parceria com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), realiza, a partir de hoje, o II Seminário de Educação, Direitos Humanos, Políticas Públicas Educacionais e Sociais, encontro destinado a professores, promotores de justiça, juízes, defensores públicos, pesquisadores, estudantes, gestores da Educação Básica e demais profissionais interessados no debate sobre esta temática.

A programação deste evento, cujo tema é “117 anos de Anísio Teixeira: Uma Vida de História e Defesa pela Educação, e os 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente”, traz uma homenagem ao intelectual baiano que difundiu o papel transformador da educação para a construção de uma sociedade democrática. Nesta ocasião, entre diversas atividades e debates, será apresentado o projeto do Memorial Anísio Teixeira numa parceria entre o Instituto e a Fundação Pedro Calmon.

Anísio Teixeira, nascido em Caetité, no sertão baiano, é um dos maiores educadores brasileiros e nos legou uma obra pública que, ainda hoje, inspira múltiplas inovadoras ações educativas. Sua formação foi marcadamente influenciada pelas idéias inovadoras do filósofo John Dewey, de quem foi aluno. Mas foi, especialmente, nos embates entre a gestão cotidiana da educação e sua visão de futuro, nos diversos cargos públicos por ele assumidos, que desenvolveu propostas em favor do acesso à educação pública, universal, gratuita, laica e de qualidade.

Lilia Rezende

Professora da Rede Publica Estadual de Ensino da Bahia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s