UFBA Comemora os Seus 70 anos!

3680186340_68826b4778_b

Fig. 1 Malu Dias.

A UFBA comemora, nesta semana, 70 anos de história. A data merece muita atenção, tendo em vista o papel central que essa instituição teve e tem na construção do desenvolvimento do estado da Bahia. A criação da Universidade remonta a 1808, quando o Príncipe Regente Dom João VI institui a Escola de Cirurgia da Bahia, primeiro curso universitário do Brasil. Segundo dados do Histórico da UFBA , também é possível, a partir dessa fonte de dados, entender o percurso formativo no qual, ao longo do século XIX, os cursos de Farmácia (1832), Odontologia (1864), a Academia de Belas Artes (1877), Direito (1891) e Politécnica (1896) foram integrados à UFBA. Esses são marcos importantes para destacar a antiguidade e as raízes históricas dessa instituição, que nasceu assim: atrelada à necessidade de formar uma elite intelectual durante o Império.

Na década de 60, a UFBA protagonizou dois dos movimentos sociais mais importantes da contemporaneidade: o Cinema Novo e o Tropicalismo. Hoje, a universidade está sintonizada com as políticas públicas de ações afirmativas e expansão de seus serviços, atendendo ao processo de dinamização do país, que requer a inclusão de grupos sociais diversos. Os números em torno das ações de pesquisa, ensino e extensão são expressivos. Até o ano de 2015, foram 105 mil alunos graduados, segundo dados da UFBA em números. Hoje é considerada melhor universidade do Nordeste, segundo o ranking mundial elaborado pelo Center for World University Rankings .

Na atualidade, a universidade tem passado por crises que culminam em greves e mobilizações frequentes. O professor Nelson Pretto, em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, sublinha que “a universidade vem sofrendo grandes ataques representados pelos cortes de verbas, pelos ajustes fiscais, pela precarização do trabalho docente e dos trabalhadores terceirizados”.

O destaque para a comemoração dos 70 anos da UFBA fica por conta do congresso  que acontecerá  entre os dias 14 e 17 de julho. A programação pode ser conferida nesse site: http://www.congresso.ufba.br. São múltiplas mesas e palestras discutindo o legado dessa instituição e também o seu papel na contemporaneidade. É importante que possamos estar presentes nesse momento em que a UFBA propõe uma reflexão sobre si e sobre suas ações. Então, vamos lá, confira a programação e Participe!

Valdineia Oliveira dos Santos
Professora da Rede pública de Ensino da Bahia

FONTE

Congresso UFBA. Disponível em: http://www.congresso.ufba.br
PRETTO, Nelson. Em meio à crise, UFBA tenta chegar aos 70 anos. Jornal Tribuna da Bahia. Salvador. 2015. Disponível em: http://www.tribunadabahia.com.br/2015/08/15/em-meio-crise-ufba-tenta-chegar-aos-70-anos.
Portal UFBA – Disponível em: https://www.ufba.br/historico.
UFBA em números – Disponível em: https://www.ufba.br/noticias/programa%C3%A7%C3%A3o-do-congresso-da-ufba-j%C3%A1-est%C3%A1-dispon%C3%ADvel

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s