Educação: caminhos, encontros e colaboração

mk10

Fig.1 Marcus Leone

 

Quando o ato de aprender e ensinar acontece em via de mão dupla, isso, verdadeiramente, revela processos pedagógicos e aprendizagem significativa alicerçados no cuidado, no respeito e na colaboração.

printentrevista1

Fig.2 Geraldo Seara

 

E foi com esse espírito dialógico, afetivo e crítico que a Rede Anísio Teixeira realizou mais uma formação em produção de mídias com uso de software livre. Nesse processo, os formadores da  Rede AT compartilharam, interagiram, trocaram e, coletivamente, construíram saberes com uma equipe formada por setenta e oito educadores do GESTAR; colegas animados e muito competentes. Esse encontro formativo aconteceu em Valença, durante os dias seis e sete de julho, com carga horária de 16h. Os educadores da Rede Anísio Teixeira, Geraldo Seara, Marcus Leone e Peterson Azevedo, com uma metodologia dinâmica (perspectiva teórico-prática), mediaram uma formação em Introdução para a Produção de Vídeo. Em tal processo, os educadores potencializaram a interação com e entre os sujeitos participantes, assim como estimularam e auxiliaram a criação de conteúdos audiovisuais autorais pela turma.

 

printentrevista3

Fig.3 Geraldo Seara

 

A formação transcorreu em uma sequência lógica de conteúdos e ações básicas necessárias para a produção e edição de vídeo, tendo como foco o viés educacional. Nesse contexto, os cursistas tiveram aulas sobre roteiro, etapas de produção audiovisual, linguagem audiovisual, as funções no set de filmagem, captação de imagem, som e edição de vídeo. O mais interessante nesse processo é que a proposta do curso objetiva produzir vídeos com recursos mínimos, com o que é possível fazer no cotidiano escolar. Ou seja, é primar pela simplicidade e viabilidade dos processos de produção, sem negligenciar a qualidade. Para tanto, os recursos tecnológicos usados foram minimalistas. Nesse sentido, os participantes aprenderam e produziram vídeos, capturando imagens e som com celulares e microfones improvisados, utilizando fones de ouvido.

mk11

Fig. 4 Geraldo Seara

Ao final da formação, os colegas cumpriram o desafio proposto e exibiram suas produções audiovisuais como trabalho de conclusão do processo. A integração entre os educadores da Rede Anísio Teixeira e os cursistas do GESTAR foi muito boa, assim como a reciprocidade no cuidado e admiração. Considerando esse contexto favorável, evidencia-se então uma relação de sucesso entre esses dois programas, cujo principal objetivo é potencializar e promover cada vez mais a escola pública.

participacao

Fig. 5 Peterson Azevedo

As imagens são fotogramas das câmeras de making of.

Marcus Leone O. Coelho

Professor da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia

 

Anúncios

2 thoughts on “Educação: caminhos, encontros e colaboração

  1. Obrigado Professora Admari, foi uma experiência muito gratificante essa troca de saberes. Devemos sempre compreender a educação mediada pelas tecnologias, não apenas como suporte, mas como método de ensino e aprendizagem. Muito feliz em poder dialogar com meus pares sobre esses caminhos.

  2. Parabéns aos formadores da rede AT pelo brilhante trabalho. Estamos aqui cheios de ideias para levar o conhecimento construído durante o curso em práticas de trabalho nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s