Cor Sobre Forma

the-dance-henri-matisse

Fig.01  “A Dança” Henri Matisse 1910

Quantos homens e mulheres você vê nesta figura?

São todos homens?  Não?

São todas mulheres?

E realmente importa?

Bem, o que vemos são cinco figuras humanas de mãos dadas, formando uma ciranda. As linhas fortes e sinuosas nos dão a sensação de movimento.

A pintura Fauvista é assim. Pinceladas fortes, cores marcantes e pouco interesse pela realidade. O gênero de cada personagem pouco importa na obra, o  pintor fauvista só demonstra a alegria  e a jovialidade das dançarinas.

Essa é a obra do Pintor Frances Henri Matisse, chamada de A Dança.

Desenvolvido no início do século XX, o Fauvismo é uma tendência estética da pintura. As suas principais características são o conteúdo dramático nas obras e o uso acentuado de cores fortes.

Sem intenção política ou critica, o Fauvismo usa temática leve, baseada na alegria de viver e nas emoções. Sem muita responsabilidade com a gradação,  mesmo que o papel das cores seja extremamente importante nelas, já que eram responsáveis pela noção de limites, perspectiva volume e relevo. As cores não correspondiam à cor real das figuras, elas não tinham relação direta com a realidade. O Movimento Fauvista foi responsável pela mudança no conceito de utilização das cores nas artes plásticas.

Criações Artísticas livres e baseadas na intuição e no instinto sem muita relação com o intelecto ou emoções. É uma arte impulsiva.

Outros artistas Fauvistas: Albert Marquet, Andre Derain, George Rouault, Jean Puy, Kees Van Dongen, Maurice de Vlaminck, Raoul Dufy.

Geize Gonçalves

Professora da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia

One thought on “Cor Sobre Forma

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s