Consulta Pública – Base Nacional Comum Curricular

Fig. 1: banner oficial da Base Nacional Comum Curricular. Imagem: divulgação/MEC

Fig. 1: banner oficial da Base Nacional Comum Curricular. Imagem: divulgação/MEC

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na creche até o final do Ensino Médio. Com ela, os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica.

A Base Nacional Comum Curricular será mais uma ferramenta que vai ajudar a orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, espalhadas de Norte a Sul, públicas ou particulares. Com a BNC, ficará claro para todo mundo quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas áreas de conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Humanas).

A Base é parte do currículo e orienta a formulação do projeto político-pedagógico das escolas. A partir da Base, os mais de 2 milhões de professores continuarão podendo escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, quais outros elementos (a parte diversificada) precisam ser somados nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. Tudo isso respeitando a diversidade, as particularidades e os contextos de onde estão.

A Base é uma conquista social. Sua construção é crucial para encontrarmos um entendimento nacional em torno do que é importante no processo de desenvolvimento dos estudantes brasileiros da Educação Básica. Entender seu real significado e participar da sua construção é direito e dever de todos.

Até o dia 15 de março de 2016, os cidadãos brasileiros, organizações e escolas poderão contribuir nesse processo. Basta se cadastrar no site basenacionalcomum.mec.gov.br e seguir as orientações. Contribua!

Este texto foi adaptado do site oficial da Base Nacional Comum Curricular.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s