Ser aprendiz , não existe tempo para aprender

 No último dia do 4º Encontro Estudantil, ocorreu a Premiação do Concurso Literário Roda de Prosa dos alunos do TOPA. O Topa ( Todos pela Alfabetização) realiza projetos de alfabetização com jovens, adultos e idosos desde 2007, desenvolvido pela Secretária da Educação e o governo federal. Já alfabetizaram mais de 1,3 milhões de pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade regular.

Elenice Silva , 59 anos , dona de casa, de Ipiaú , aluna do projeto e autora do poema cujo título é ” TOPA”, relata que com essa iniciativa aprendeu ainda mais que escrever, ler e a criar poemas, foi um aprendizado que conservará para toda a sua vida.  Ela está feliz em participar da premiação, pois se dedicou e  jamais pensou em desistir.

 

Elenice Silva, aluna do projeto  TOPA. Foto : Érica de Jesus

Elenice Silva, participante do TOPA. Foto: Érica de Jesus.

 

Reinaldo Santos, 35 anos, podador de cacau, aluno do TOPA e autor do poema: “Minha História, do município de Ipiaú , declara em seu depoimento que iniciou os estudos pois não se sentia feliz, não sabendo escrever e ler.  Após conhecer o Topa, sua vida mudou, superou as suas dificuldades com a leitura e escrita e criou um poema em que relata a sua trajetória de vida.

 

20151204_142204

Reinaldo Santos, aluno do projeto TOPA. Foto: Érica de Jesus.

 

Zélia Santos, 50 anos, doméstica, aluna do Topa, autora do poema: “Alunos do Topa”, do municipio Ipiaú, falou, em seu poema, os motivo das dificuldades enfrentados por eles, alunos, antes de conhecerem o Topa. Segundo ela, julgavam-se incapazes de criar poemas ou algum outro tipo de atividade, além de serem discriminados por não terem ensino suficiente para mostrar a sua criatividade e  por enfrentar preconceitos ao decorrer de suas vidas. Sendo assim, esse curso fez com que eles obtivessem conhecimentos na área de literatura .

Zélia Santos, aluna do Topa. Foto : Érica de Jesus

Zélia Santos, aluna do TOPA. Foto : Érica de Jesus.

 

A estudante-repórter Érica de Jesus. Foto: Raulino Júnior

A estudante-repórter Érica de Jesus. Foto: Raulino Júnior

Érica de Jesus tem 21 anos, é estudante do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia, que fica em Salvador, e faz parte da equipe de Cobertura Colaborativa Estudantil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s