Cine Documental – Minha Escola, Meu Lugar – Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior

Olá, pessoal!

O quadro Minha Escola, Meu Lugar, do programa Intervalo, apresenta a influência histórica e sociocultural de uma Unidade Escolar baiana com seu município ou seu bairro. Neste episódio, a escola evidenciada é o Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, no bairro de Itapuã.

Itapuã localiza-se no litoral norte, distanciando-se 25 Km do Centro de Salvador. A palavra itapuã tem origem indígena e significa “pedra inclinada ou de ponta”, segundo Oliveira (2009). Entretanto, seus moradores costumam dizer que esse significado corresponde à “pedra que ronca”. Nesse bairro, a miscigenação é muito presente. Anualmente, ocorre a Lavagem de Itapuã, onde adeptos do candomblé e da igreja católica reverenciam nossa Senhora da Conceição. O grupo afro Malê Debalê, criado em 23 de março de 1979 e instalado no Parque Metropolitano do Abaeté, representa a forte influência afrodescendente.

O Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior foi fundado em 07 de março de 1964, através da portaria 19.140, exatamente na gestão do então governador da Bahia, Antônio Lomanto Júnior. Inicialmente, a escola funcionava na sede provisória do Clube Pinaúna (atual Clube Cassas), entre os anos de 1964 e 1965. Nessa época, possuía 134 alunos matriculados e teve como primeira diretora a professora Candolina Rosa de Carvalho Cerqueira.

Quer conhecer mais da história de Colégio Lomanto Júnior e do bairro de Itapuã? Então, assista ao Minha Escola, Meu Lugar – Colégio Lomanto Júnior. Professores, dirigentes escolares, estudantes, ex-alunos e antigos moradores participam dessa produção, mostrando suas impressões acerca do colégio e de sua relação com a cultura e educação dessa localidade.

Aprecie e até a próxima!

LOMANTO

Clique na imagem para assistir ao vídeo.

Fonte:

OLIVEIRA, O. J. R. Turismo, Cultura e Meio Ambiente – estudo de caso da Lagoa do Abaeté em Salvador – Bahia.  Brasília – DF: Centro de Desenvolvimento Sustentável. Universidade de Brasília, 2009.