Racismo no Mercado de Trabalho

A 2ª edição da Mostra de Vídeo Estudantil (MOVE), promovida pela Secretaria Municipal da Educação de Camaçari, escolheu o filme Racismo no Mercado de Trabalho como o vencedor de 2015. O curta foi roteirizado e dirigido pela estudante Nadiellen Santos de Melo, 11 anos, que cursa o 6º ano na Escola Municipal Sônia Regina de Souza.

A pedido do Blog do Professor Web e da Professora Online, Nadiellen enviou um relato explicando o que motivou a escolha do tema abordado na produção:

Nadiellen Melo:

Nadiellen Melo: “Convivemos bem com isso, mas existem pessoas que são preconceituosas”.

“No processo de construção do nosso vídeo, os grupos envolvidos discutiram muitos temas interessantes. Na minha sala, falamos de violência doméstica, violência contra a mulher, racismo e preconceito. O nosso roteiro falava do preconceito no mercado de trabalho, porque muitas pessoas negras são prejudicadas e têm seus diretos negados, simplesmente por terem uma cor de pele diferente. Um absurdo. Em nossa comunidade e em nossa escola, a maioria das pessoas são negras, nós convivemos bem com isso, mas existem pessoas que são preconceituosas. Nosso vídeo é uma reflexão sobre isso. Nós, crianças, estamos dando uma lição em muitos adultos que não sabem conviver nem respeitar os outros”.

A MOVE teve início em 2014 e é coordenada pelo professor Marcus Leone, colaborador da Rede Anísio Teixeira, e por Regiane Coelho. A seguir, você pode assistir ao vídeo vencedor. Nadiellen autorizou a veiculação do curta aqui no blog, uma vez que a divulgação não tem fins lucrativos nem comerciais. Aproveite!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s