Seja rosa! Não provoque!

Você já notou que em nossa cidade, nesse mês de outubro, alguns monumentos, viadutos, etc. ,estão iluminados na cor rosa? Você sabe o porquê disso? Certamente que sim. Mas se não sabe, vai aí uma dica: trata-se do “Outubro Rosa”. Assim como a fitinha vermelha simboliza a campanha anti-HIV, a cor rosa foi escolhida para simbolizar a luta contra o câncer de mama.

Fitinhas coloridas de rosa foram distribuídas durante uma corrida que ocorreu nos Estados Unidos, no ano de 1990. Foi a partir daí que o “Outubro Rosa” teve início, com o objetivo de conscientizar sobre o câncer de mama.

Imagem: Ana Rita

Imagem: Ana Rita

Imagem: Ana Rita

Imagem: Ana Rita

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Outubro Rosa, a Campanha Rosa, Fundação Laço Rosa, Fundação do Câncer, e o INCA , abraçam a mesma causa: lutar contra o mal que acomete milhões de pessoas no mundo todo, o câncer!

Atenção! Os índices de câncer de mama vêm aumentando, tanto em países desenvolvidos, como nos países em desenvolvimento. No entanto, Sociedade Brasileira de Mastologia afirma que há diferenças nas taxas de incidências da doença entre as regiões brasileiras , sendo a Região Sudeste a de maior índice, seguida da Região Sul, Centro-Oeste, Nordeste, e a Região Norte.

Entre as mulheres do mundo e as brasileiras, o câncer de mama é o mais comum. O diagnóstico precoce é fundamental. A partir dele, a cura torna-se muito viável. É indicado fazer o autoexame, no entanto, só isso não basta, é necessário ir ao ginecologista uma vez por ano. Geralmente, antes dos 35 anos de idade, é menos comum o aparecimento do câncer de mamas. No entanto, mulheres com idade a partir dos 50 anos, ou mais , devem ficar ainda mais atentas, pois a partir dessa faixa etária é mais comum o aparecimento desse tipo de doença.

Você sabia que o homem também pode ser acometido por esse tipo de câncer? Num percentual de 1% dos casos da doença?Pois é, vamos ficar de olhos e ouvidos bem atentos.

Até breve!

Ana Rita Medrado.
Professora da Rede Pública de Ensino da Bahia.
Referências:

http://www.fundacaolacorosa.com/ . Acesso em 12/10/2015.

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama . Acesso em 12/10/2015.

http://www.geriatrics.com.br/blog/?tag=cancer-de-mama . Acesso em 12/10/2015.

http://www.geriatrics.com.br/cead/noticias/outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-a-respeito-do-cancer-de-mama . Acesso em 12/10/2015.

http://oncoguia.com.br/site/print.php?cat=143&id=2803&menu=2 . Acesso em 12/10/2015.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s