É Primavera, vem o Verão. Tenha dengo; Dengue, NÃO.

Olá, pessoal!

As estações do ano duram cada uma delas três meses. Estamos na Primavera e daqui a dois meses, em dezembro, começa o verão com duração até março.

Muito tempo para deixar o mosquito de boa. Mas que mosquito é esse?

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através da fêmea do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus.

mosquito dengue

Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. Tanto na Bahia, quanto no Brasil, existem condições climáticas favoráveis como: temperatura elevada e água parada. Percebe o perigo com a chegada do verão onde sempre se registra a epidemia no nosso estado e no nosso país.

ciclo reprodutivo

Em todo o mundo, existem quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Logo, uma pessoa poderá ter Dengue até quatro vezes.

Os Tipos de Dengue: Dengue clássica I, II, III e IV além da dengue hemorrágica.

No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2, 3 e 4. O vírus tipo 4 não era registrado no país há 28 anos, mas em 2010 foi notificado em alguns estados, como o Amazonas e Roraima. Na Bahia, o mais comum é o sorotipo 3 (Ver no saiba mais mapa dos sorotipos circundantes, Brasil 2006).

A DENGUE tipo 4 apresenta risco às pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica.

As Formas de apresentação da dengue variam podendo se apresentar – clinicamente – de quatro formas diferentes: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e Síndrome de Choque da Dengue.

Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.

Então, vamos prevenir para evitar que pessoas ou até nós mesmos fiquemos doente.

lixolarvicida

fumacepneu com agua parada

Medidas básicas que não custam nenhum grande esforço, compartilhe essa ideia:

– Nada de lixo sem o devido condicionamento. Avise à Secretaria de Serviços públicos para que não acumule água proveniente das chuvas.

– Aplicação de larvicida em caixas d´águas abertas ou em lugares vulneráveis.-

– Fechamento das caixas d´águas com tampas;

– Aplicação de “fumacê” para eliminar os mosquitos.

 Como todo bom baiano, o sotaque, o vocabulário “baianês” e a fama de ser dengoso sempre o acompanham. Até a maneira de falar o português “brasileiro” foi modificado pelas pronúncias e gramáticas africanas como expressões cuja origem está associada às culturas africanas e que os baianos utilizam no seu dia a dia,

Você sabe o significado da palavra dengo?

A palavra quer dizer “carinho”, “agrado” ou “meiguice”. Origina-se da palavra ndéngo, que significa “doçura”. Ou seja, sedoso, proveniente do dialeto Quicongo, originário das províncias de Cabianda, do Uíge e do Zaire, assim como no norte da Angola e em algumas regiões do Congo.

 Um bom baiano é mesmo cheio de dengo . Então, dar dengo ou receber dengo é bom, mas adoecer por causa da dengue, NÃO.

Fique esperto! Valeu!

Saiba mais em:

http://www.dengue.org.br/dengue.html

http://www.who.int/csr/disease/dengue/en/

http://portal.saude.gov.br/404.html

http://www.dengue.org.br/dengue_mapas.html

Todas as imagens foram retiradas da Wikipédia.

 

Ana Cristina Rangel

Professora da Rede Pública de Ensino da Bahia