Mexa-se! “Xô” sedentarismo!

Olá!

Você sabe o que é atividade física? Kênia Mara Baiocchi, professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília, diz que : “A atividade física é qualquer movimento que você faça.É a caminhada, o passeio com o cachorro,subir escadas e etc.Quanto mais a pessoa se movimenta, mais ela quer se movimentar”,diz Kênia. E você, tem se movimentado?

Mexa-se! A prática de atividade física regular traz benefícios, físicos e mentais, para quem a pratica, eleva a autoestima, traz benefícios estéticos, chegando,inclusive, a promover a inclusão social. Olha que interessante!

No entanto, há uma certa desconfiança no tocante à prática de atividade física por portadores de necessidades especiais, sejam deficientes mentais, físicos, ou portadores de limitações de mobilidade. Vamos derrubar esse tabu?

Inicialmente,é preciso cuidados,logo: “Antes de ingressar à prática de atividades físicas e esportes em geral, é importante buscar uma avaliação do quadro clínico do futuro praticante, assim reduz-se o risco de futuras lesões e comprometimentos da saúde por práticas inadequadas às condições físicas.”

Para os portadores de necessidades especiais, a prática de atividade física é tudo de bom, pois : “Estudos clínicos apontam melhora de mobilidade, orientação, diminuição de incidência de depressão e também expressiva melhora na sociabilidade em portadores de necessidades especiais praticantes de atividades físicas regulares e de esportes.”

O que estamos esperando? Vamos incentivar práticas de atividades físicas destinadas aos portadores de necessidades especiais no âmbito escolar, abrindo possibilidades para que eles elevem sua autoestima, tenham alto rendimento escolar, banindo qualquer atitude preconceituosa por parte da comunidade, evitando a exclusão,discriminação e marginalização desses estudantes.

É nessa “pegada” que o Prof.º Rui César Cerqueira, atual gestor do CEBB -Colégio Estadual Barros Barreto, localizado em Paripe, subúrbio Ferroviário de Salvador,vem, há mais de 15 anos, através do Projeto “Arte Educação – Karatê-Dô na Escola” ministrando aulas de karatê para toda a comunidade escolar,inclusive para portadores de necessidades especiais.As atividades práticas são realizadas no espaço do CEBB ,de segunda a sexta-feira no horário das 17: 40h às 18: 40h. (Fig. 1)

A1

Fig. 1

Segundo Rui César : “O karatê é um esporte que vem acompanhado de uma filosofia de vida que incentiva o controle da ansiedade e a preparação para resolver problemas e cultivar valores. O projeto não está focalizado apenas na formação de atletas, mas na formação humana e inclusão social através dos esportes”. Seu primeiro aluno, portador de necessidades especiais, foi Luciano Ferreira dos Santos que, venceu as dificuldades por ter aprendido no karatê a superar as adversidades da vida, atualmente, é estudante do curso superior de Sistema de Informações (Fig.2); Adauto Menezes, após os treinos do karatê, está com a autoestima elevada, fortalecido para vencer as discriminações e preconceitos impostos pela sociedade (Fig.3).

A4

Fig. 2

A5

Fig. 3

André dos Santos Rosado, com a prática do karatê, melhorou a sua locomoção, passou a frequentar a escola e este ano vai concluir o Ensino Médio. Continua treinando e chegou ao grau de faixa preta 1.º dan. (Fig.4); Emerson de Jesus, há um ano, ingressou no karatê. Ele era uma criança retraída de pouca conversa, não participava de atividades em grupo, e foi diagnosticado com autismo. Há cerca de dois meses, a terapeuta chamou os pais para uma conversa e descartou toda possibilidade do diagnóstico avaliado por ela e por outra equipe de profissionais (Fig.5).

Hoje, o projeto atende 60 alunos da comunidade, homens,mulheres ,idosos, crianças e portadores de necessidades especiais.

A2

Fig. 4

A3

Fig. 5

Para o Prof.º Rui César, com o treinamento do karatê, os alunos aprendem a conquistar os seus espaços e lutar para realizar os seus sonhos, principalmente ,em relação à vida profissional e acadêmica. Atualmente, muitos alunos estão cursando ou concluíram o ensino superior, venceram o preconceito e a discriminação. “Espero alcançar um número maior de pessoas para passar a nossa filosofia de vida e trabalho, contribuindo efetivamente para a inclusão e a formação do cidadão,” diz o sensei.

E então ? Vamos refletir sobre o tema?

Até a próxima!

Ana Rita Medrado

Professora da Rede Pública de Ensino da Bahia.

Referências:

  1. http://www.releasevirtual.com.br/atividade-fisica-melhora-a-qualidade-de-vida-de-portadores-de-necessidades-especiais/#sthash.yQxUZJ82.dpbs . Acesso em 29 de julho/2015.
  2. http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-09-01/oms-recomenda-exercicios-fisicos-diarios-para-populacao-acima-de-18-anos . Acesso em 29 de julho/2015.
  3. https://pt.wikipedia.org/wiki/Exerc%C3%ADcio_f%C3%ADsico . Acesso em 30 de julho/2015.
  4. http://www.brasil.gov.br/saude/2014/05/pesquisa-revela-aumento-na-pratica-de-atividades-fisicas . Acesso em 30/07/2015.
  5. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atividade-Fisica-Para-Portadores-De-Necessidades/58454.html . Acesso em 30 de julho/2015.
Anúncios

23 thoughts on “Mexa-se! “Xô” sedentarismo!

  1. Esse ai é meu Sensei Pai Irmão Amigo que através dessa filosofia maravilhosa que é o Karatê vem tirando pessoas resgatando pessoas de um caminho escuro e mostrando uma luz dando uma oportunidade meu mestre que o Sr Jesus Cristo continue te abençoando com esse seu emesso coração que o sr tem pois fez tanto por nois e nunca pedio nada em troca parabéns por mais uma conquistá de ser reconhecido pelo o seu trabalho grande abraço de seu aluno filho amigo irmão Oss….

  2. Consideramos o professor Rui como uma possibilidade a mais para o desenvolvimento da elevação da auto estima das pessoas. O professor Rui alem de formar pessoas contribui para o bem biopsicossocial de pessoas que procuram elevar suas emoções que no tocante de uma tristeza profunda descobre se capaz de viver intensamente. É uma magica não Rui utiluza se da arte e do esporte para transformar o ser humano em pessoas fortes e saudaves assim como contribuir com a valorização da familia.

  3. Parabéns Ao professor Rui César Pelo magnífico trabalho que realiza de inclusão social, através do esporte, principalmente com portadores de necessidades especiais. Acompanho de perto esse trabalho há alguns anos e tenho certeza que o mesmo é realizado com muto carinho e atenção, que seus alunos setem-se felizes e honrados e a comunidade só agradece a tamanho gesto de amor e generosidade .
    Quero parabenizar também a iniciativa da professora Ana Rita, pela excelente matéria.

  4. Parabéns ao sensei RUI pela iniciativa de trazer esses jovens com alguma necessidade especial para nosso convívio e mostras que mesmo com algumas necessidades eles podem alcançar e fazer coisas maravilhosas e de grande ganho pessoal, para eles parabéns e que sirva de exemplo pra nós que na vida tudo e possível basta querer.

  5. Parabéns Rui. Que Deus continue te abençoando , Pois são poucas pessoas que faz um projeto valorizando a arte em atividade física sem interesse financeiro.
    Um projeto maravilhoso que abrange adultos, crianças, idosos, deficientes físicos, …….

  6. Sinto-me feliz por fazer parte desse lindo projeto, onde as pessoas apredem a respeitar o próximo, superar os obstáculos que a vida impõe e formam seu caráter conhecendo os seus limites. Parabens Sensei Rui César, por esses 15 anos de dedicação e companheirismo e muito obrigado pelos ensinamentos preciosos. Oss!

  7. bom dia!
    sensei Rui cesar! parabens por ter dado essa oportunidade para todos nos através dessa arte chamada karatê e essa família que o senhor constituiu com muito amor,dedicação e cobrança para que acada dia sejamos melhores em tudo que fazemos no nosso cotidiano com simplicidade,humildade e caráter.
    sou filho desse paizão com muito orgulho e faço parte dessa família (israel karatê clube),que foi constituída primeira mente por deus e por seu instrumento chamado Rui cesar. oss!
    att: sensei marcio

  8. Este trabalho desenvolvido pelo professor Gestor Rui Cesar é de grande relevância, principalmente as atividades dedicadas aos alunos em condições especais, onde existe a necessidades de adaptação de metodologia que garanta ao praticante uma boa performance, tão necessária na promoção deste jovens, que tem nesta atividade a elevação de sua auto estima além da melhoria da sua relação família e comunidade. Grande professor Rui que Deus continue te iluminando e manter esta chama acesa da cidadania, para todos.
    Parabéns grande guerreiro, pela batuta da inclusão.

  9. São essas iniciativas que merecem apoio e divulgação pela mídia de todo o Brasil, para estimular outras pessoas a seguirem o exemplo de formar pessoas com a auto estima elevada. Contribuindo na formação dos brasileiros.

    .

  10. Parabéns a Rui Cesar pelo trabalho que está sendo desenvolvido!
    Exemplo de dedicação!!

  11. O projeto arte e educação tem transformado a vida de muitas pessoas. Nosso aprendizado vai além da arte marcial; aprendemos a ter disciplina e coragem para enfrentar os obstáculos da vida. Hoje faço o curso de Direito e percebo o quão fundamental é desenvolver o respeito ao próximo, o senso de responsabilidade, a autoconfiança e a disciplina. O sensei Rui Cesar está de parabéns. Espero que esse projeto dure por muitos e muitos anos. Oss!

  12. Faço parte da família Israel há mais ou menos 10 anos, peguei o início da história dessa família e posso dizer que é uma honra fazer parte desse grupo.. O trabalho do sensei Rui César é muito gratificante, exemplo de arte educativa, pois ajudou muitos dos nossos colegas portadores de deficiência.. “Esforçar-se para a formação do caráter”. É um dos principais lema do nosso código ética. Oss

  13. É muito gratificante ter pessoas tão boas no mundo passando o que aprendeu sem intenção de receber nada em troca . Obrigado por tudo Diretor !!!

  14. Sinto muito orgulho de fazer parte do melhor colégio do suburbio , onde ocorre um projeto educacional que favorece a inclusão social !!! Parabéns Diretor ❤

  15. Parabéns Rui, família Israel e Sensei Ivan Fernandes. Sou fruto desse projeto e sei quão árduo foi chegar até aqui
    Obrigador por nos proporcionar tamanho conhecimento.

    Luciano Ckzuric

  16. Parabéns mestre!
    É uma satisfação enorme falar do senhor que tanto se dedica aos alunos de forma em geral. Merecedor dessa matéria excelente que envolve um tema tão importante para todos nós, como sempre se destacando por ser um grande profissional e um exemplo de pessoa.

    Alexsander Augusto.

  17. Professor Rui César, parabéns!
    Como se não bastasse às inúmeras tarefas que a função de gestor tem, o Senhor ainda encontra tempo para se dedicar na formação não apenas “.. .de atletas, mas na formação humana e inclusão social através dos esportes”, isto é que é paixão pelo que faz.

  18. Parabéns! Professor Rui César,
    O seu apoio as crianças será e esta sendo de fundamental importância para o futuro de cada uma delas.
    Nayane

  19. Parabéns! Professor Rui César,
    Por utilizar o esporte como meio de: formação de alunos (contribuindo na construção de cidadãos ativos e participativos); transformação de pessoas (tornando-as mais conscientes de seu papel e de sua importância na sociedade); libertação dos grilhões de limitação e discriminação; agenciar a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais no esporte; promover a autoconfiança, autoestima e autorrealização.
    Existem várias formas de possibilitar a formação, transformação, libertação e inclusão de pessoas na sociedade e o esporte, incontestavelmente, é uma delas.

  20. É um prazer imensurável poder fazer parte da família Israel karatê clube, faço parte desse projeto, há mais ou menos 12 anos e ao longo desses anos aprendir a lidar com as dificuldades que a vidas nos colocas e a respeitar as diferenças agradeço ao sensei Rui por ter nos dados essa grande oportunidade.
    ” cultivar o intuito do esforço e respeitar acima de tudo” esse é o nosso código de ética que se levarmos para a vida toda nos tornaremos pessoas melhores… Oss

  21. O projeto Arte e Educação do Sensei Rui Cesar tem mudado a vida de diversos alunos, inclusive a minha. Através deste projeto temos a oportunidade de treinar com um dos excelentes karatecas, antigos da Bahia. E o melhor, aulas gratuidas. Obrigado pelas aulas, palavras e ensinamentos Sensei Rui Cesar! Deus abençoe esse Projeto a cada dia.

  22. Somos muito grato por termos um professor com um nível intelectual com o do Sensei Rui César, o modo que ele se expressar com nosco (alunos) nos encentivando para que busquemos o melhor, sempre paciente é um grande amigo e PAI…
    Com a filosofia de inclusão social sempre só temos a agradecer aos nossos irmãos sensei André, Luciano, Adauto e Emerson e todos os demais que assim irão aparecer.

    Parabéns sensei Rui César… Oss

  23. Parabéns professora Ana Rita.
    A matéria está excelente por nos chamar a atenção da importância da atividade física, principalmente para as pessoas portadoras de deficiências.
    Rui Cesar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s