A síndrome de Down (SD)

É uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida como trissomia do par 21. A SD foi descrita em 1866, por John Langdon Down. Esta alteração genética afeta o desenvolvimento do indivíduo, determinando algumas características físicas e cognitivas. Al1

Fisicamente, as pessoas com síndrome de Down têm caraterísticas físicas distintas, como por exemplo: baixa estatura, pescoço curto, nariz achatado, boca pequena, orelhas baixas entre outras. Além do QI destas pessoas estarem comprometidos, mas isso não signifca que as elas não possam levar uma vida normal.

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 21 de março como o Dia Mundial da Síndrome de Down, um dia marcado para a sua sensibilização mundial.

Al2

A criança com SD, como qualquer outra, constrói sua identidade com base na percepção de si mesma e no que recebe dos demais: o reconhecimento da deficiência e o descobrimento das capacidades; a constatação das múltiplas diferenças existentes entre o coletivo de pessoas com SD. A análise das similitudes e das diferenças é o elemento fundamental para construção da sua identidade.

Devemos fazer o possível para que as pessoas com deficiência tenham um projeto de vida e possam construir uma identidade baseada em suas capacidades. Devemos reconhecer e respeitar os tempos de crescimento e aceitar uma condição no lugar de uma eterna infância.

Se estamos convencidos de que as pessoas com deficiência têm possibilidade de crescer e formar parte ativa da sociedade, é certo que são capazes de fazê-lo. De fato, já nos têm demonstrado que podem levar uma vida bastante autônoma, trabalhar em empresas normalmente e, inclusive, viver independentemente de suas famílias, sempre que recebam a confiança e apoio necessário.

Um forte abraço.

Luciano Albuquerque

Professor da Rede Estadual de Ensino da Bahia

Bibliografia

Portal MEC. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=17009&Itemid=913>. Acesso em 18 de julho de 2015.

Portal minha vida. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-de-down. Acesso em 18 de julho de 2015.

Portal Infoescola. Disponível em: http://www.infoescola.com/doencas/sindrome-de-down/. Acesso em 18 de julho de 2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s