Etimologia, curiosidades e afins

Oi, pessoal! Tudo bem? Hoje, o nosso papo será sobre a origem das palavras. Como vocês sabem, tudo tem uma origem, não é? A família da qual vocês fazem parte, a escola na qual estudam e até o nome com o qual foram registrados. A propósito, vocês já fizeram uma pesquisa para saber a origem e significado dele? É uma atividade bem interessante e prazerosa. Enfim, vamos voltar a falar sobre o assunto que motivou este texto.

Imagem capturada do site Origem da Palavra.

Imagem capturada do site Origem da Palavra.

Etimologia, de acordo com o artigo A Etimologia, um estudo que encanta, do professor e etimólogo Miguel Barbosa do Rosário, “é a disciplina que busca estabelecer a origem formal e semântica de uma unidade lexical”. Ou seja, a Etimologia busca, através da raiz da palavra e dos aspectos históricos, geográficos e sociológicos, desvendar por que tal palavra tem o significado que carrega e como ela se formou. Isso é fruto de muita pesquisa!

O site Origem da Palavra é um bom espaço para conhecer um pouco mais sobre Etimologia. Nele, o internauta tem acesso ao Consultório Etimológico, no qual pode pesquisar a origem de qualquer palavra, através do envio de perguntas. A equipe do site responde com muita rapidez. Há também seções que utilizam a literatura para discutir questões etimológicas, como a X-8 Detetive Etimológico e a Conversas com meu avô. Passem lá!

Outra dica é a proposta de aula O que é etimologia?, constante no site Portal do Professor, do Ministério da Educação. De autoria da pedagoga Denise Leipziger, a aula foi pensada para estudantes do Ensino Fundamental, mas pode, com adaptações, ser utilizada para as turmas do Ensino Médio. É isso aí!

Até o próximo!

Raulino Júnior

Professor da Rede Pública Estadual de Ensino

Anúncios
This entry was posted in Áreas do Conhecimento, Geografia, História, Linguagens e códigos, Literatura, Português, RSCJ, Sociologia and tagged , , , , , , , by Raulino Júnior. Bookmark the permalink.

About Raulino Júnior

Raulino Júnior é professor de língua portuguesa da rede estadual de ensino da Bahia, especialista em Estudos Linguísticos (UEFS, 2008), jornalista e produtor cultural. Formou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, 2006) e em Jornalismo (2014) e Produção em Comunicação e Cultura (2016) pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA). Compõe desde a adolescência e, com a música "Mudanças", ficou em 3º lugar no 1º Festival de Música do Servidor Público, promovido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB), em 2013. É autor do "Desde que eu me entendo por gente", blog de experimentações jornalísticas com ênfase em jornalismo cultural, integrante da produtora "Contramão Comunicação e Cultura", idealizador e apresentador do "Monotemático", programa de entrevistas com autores de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Desde 2013, integra a equipe de professores da Rede Anísio Teixeira, programa de difusão de mídias e tecnologias educacionais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

2 thoughts on “Etimologia, curiosidades e afins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s