Cine Documental – Minha Escola, Meu Lugar – Instituto de Educação Anísio Teixeira

Olá, pessoal! O quadro Minha Escola, Meu Lugar, do programa Intervalo, apresenta a influência histórica e sociocultural de uma Unidade Escolar baiana com seu município ou seu bairro. Neste episódio, a escola evidenciada é o Instituto de Educação Anísio Teixeira e a cidade de Caetité.

Nessa instituição, funcionou a Escola Normal de Caetité, primeira do Alto Sertão baiano a formar professores. Mais tarde, foi fechada, retornando as atividades, em 1926, na gestão de Góes Calmon, período em que Anísio Teixeira assumia um cargo equivalente a secretário de Educação. Já na década de 1950, Teixeira, também como secretário da pasta, transformou a Escola Normal em Instituto de Educação Anísio Teixeira.

Caetité está localizada no centro-sul baiano, distante 645 km de Salvador. Anísio Teixeira nasceu nesse município e sua antiga casa, conhecida como “O Sobrado”, abriga hoje um museu. Professores, dirigentes escolares, estudantes, ex-alunos e antigos moradores participam dessa produção, mostrando suas impressões acerca do Instituto de Educação Anísio Teixeira e de sua relação com a cultura e educação da cidade de Caetité.

Este é um convite para você conhecer um pouco da história desse colégio e de sua cidade. Aprecie e até a próxima! Clique na imagem para assistir ao vídeo.

Minha Escola, Meu Lugar – Instituto de Educação Anísio Teixeira – Caetité

Caetité

 

