Ser Professor!

Professora

Clique na imagem para assistir ao quadro. Foto: captura de tela feita em 1/6/2015

Professor, do latim professor, ōris, “o que faz profissão de, o que se dedica a, o que cultiva“, do radical de professum, supino de profitēri, “declarar perante um magistrado, manifestar-se; declarar alto e bom som, afirmar, assegurar, prometer, protestar, obrigar-se, confessar, mostrar, dar a conhecer, ensinar, ser professor”.  Na contemporaneidade, é assim: a arte de ensinar é ensinar com arte, utilizando sensibilidade para construir uma sociedade liberta e dinâmica em seu espaço, em sua identidade.

Para isso, a arte e a sensibilidade têm a seu favor as novas tecnologias, que devem ser abraçadas e entendidas como parceiras constantes no processo de ensino e aprendizagem, de forma a contribuir para autonomia dos sujeitos, ampliando a sua capacidade criativa. E é com esse intuito que a Rede Anísio Teixeira – Projeto de Difusão, Produção e Formação em Mídias e Tecnologias Educacionais, por meio da TV Anísio Teixeira, um canal de produção audiovisual educacional, feito por professores, para professores e estudantes da rede pública de ensino, propõe uma construção coletiva e colaborativa de suas peças, sempre de maneira contextualizada e regionalizada, ampliando a voz e vez dos povos baianos, que têm na TV a possibilidade de apresentar e debater suas territorialidades, através do programa Intervalo.

Elaine Nascimento. Foto: Peterson Azevedo

Elaine Silva. Foto: Peterson Azevedo

Apresentamos a toda comunidade escolar da Bahia e do Brasil o quadro Ser Professor, que objetiva retratar e buscar nas instituições de ensino professores e/ou colaboradores da comunidade escolar que estão realizando projetos exitosos que, de alguma forma, estimula o conhecimento crítico dos discentes, ampliando a sua noção de realidade social, além de apresentar metodologias, processos de implantação e resultados, nos âmbitos do ensino e aprendizado. Hoje vamos conhecer o universo da professora Elaine Silva  e o seu projeto – Sustentabilidade – Assoalho Ecológico. A proposta tem como principal objetivo discutir a reciclagem como elemento de produção habitacional, especificamente no que se refere à construção de casas populares utilizando produtos recicláveis. Consulte o guia pedagógico!

Até a próxima!

Texto e foto: professor Peterson Azevedo.

Anúncios

2 thoughts on “Ser Professor!

  1. Ser professor e um dom divino, e uma profissão muito linda sem igual .
    Um dia farei parte dessa familia de educadores . Se Deus quiser ele realizará meu sonho.

    • Fernanda,

      Ficamos muito felizes com sua colaboração. Realmente concordo com o que diz, ser Professor é a arte de ressignificar realidades e entender que as nossas relações perpassam por uma construção coletiva de saberes. Educação é troca. Um abração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s