Você lê editais?

Oi, pessoal! Tudo bem? O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acabou de abrir inscrição para a edição de 2015 e o edital tem novas regras. O candidato que solicitar a isenção do pagamento da taxa (R$ 63) neste ano, e não comparecer nos dias do exame, terá esse direito suspenso em 2016. O participante travesti ou transexual que desejar ter atendimento pelo seu nome social poderá solicitar isso na Página do Participante, no período de 15 a 26 de junho de 2015.

Você lê o edital quando se inscreve num concurso público (é especificamente dos editais de concurso que falo neste texto)?

Captura de tela feita em 27 de maio de 2015

Captura de tela feita em 27 de maio de 2015

O texto de um edital de concurso público, ou de um de qualquer outra natureza, é bastante técnico e instrucional, pois vem cheio de recomendações que os candidatos devem seguir. Mas é muito comum ouvir relatos de pessoas que se inscrevem em processos seletivos e não dão a mínima para a leitura do edital. Isso é um problema!

Essa leitura é importante porque, além de ficar por dentro de todos os detalhes da seleção, faz a pessoa entender o objetivo do concurso e saber se ela atende às exigências dos organizadores.

Num edital, a função referencial da linguagem predomina no texto e isso dá a impressão de que, em muitos trechos, o documento é repetitivo. Tudo é estratégia! Quem redige um edital, se preocupa em deixar tudo bem claro, para não dá vazão a outras interpretações. Nada pode ficar ambíguo.

Quem vai fazer o Enem, deve ler o edital de 81 páginas antes. O item 4.1, que fala da inscrição, esclarece: “Antes de efetuar sua inscrição, o PARTICIPANTE deverá ler este Edital, seus anexos e os atos normativos neles mencionados, para certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Enem e aceita todas as condições nele estabelecidas”. No site oficial do exame, o candidato pode fazer o download do documento.

Boa leitura e não deixe de seguir esta recomendação, que vale para qualquer coisa na vida: quando a gente lê, as coisas ficam mais fáceis de ser compreendidas.

Até o próximo!

Raulino Júnior

Professor da Rede Pública Estadual de Ensino

Anúncios
This entry was posted in ENEM, Linguagens e códigos, Português and tagged , , , by Raulino Júnior. Bookmark the permalink.

About Raulino Júnior

Raulino Júnior é professor de língua portuguesa da rede estadual de ensino da Bahia, especialista em Estudos Linguísticos (UEFS, 2008), jornalista e produtor cultural. Formou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, 2006) e em Jornalismo (2014) e Produção em Comunicação e Cultura (2016) pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA). Compõe desde a adolescência e, com a música "Mudanças", ficou em 3º lugar no 1º Festival de Música do Servidor Público, promovido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB), em 2013. É autor do "Desde que eu me entendo por gente", blog de experimentações jornalísticas com ênfase em jornalismo cultural, integrante da produtora "Contramão Comunicação e Cultura", idealizador e apresentador do "Monotemático", programa de entrevistas com autores de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Desde 2013, integra a equipe de professores da Rede Anísio Teixeira, programa de difusão de mídias e tecnologias educacionais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

4 thoughts on “Você lê editais?

  1. Pingback: Tipos Textuais no ENEM | Professor Web

    • Obrigado pelo retorno e pela interação, Vânia. Espero que o texto e a discussão contida nele sejam úteis! Grande abraço e continue acompanhando as nossas postagens!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s