Secretaria da Educação lança projeto de formação para estudantes e educadores

memorias-e-identidades-topo

 

Com o objetivo de incentivar a produção de vídeos por estudantes e educadores da rede estadual de ensino, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira e dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), realiza, até 29/04, as inscrições para o projeto Memórias e Identidades: produção formativa de vídeos educacionais.

Realizado pela Rede Anísio Teixeira (Rede AT), em parceria com o CJCC e a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Estado da Bahia (Facom-Ufba), a formação busca fazer com que o estudante tenha o olhar voltado para a valorização das suas culturas e das realidades das comunidades onde moram ou estudam, através da oferta de formações práticas para a produção de vídeos. “Queremos estimular a curiosidade sobre a construção de um vídeo, que é a transformação de um pensamento em realidade, além de ser um trabalho coletivo”, explica a educadora da Rede Anísio Teixeira, Maria de Fátima Coelho.

Os interessados em participar da formação deverão submeter suas ideias de produção audiovisual no formulário (http://goo.gl/forms/K109CzwgRS) de 13 a 29 de abril. Os grupos devem conter até cinco componentes e podem ser formados por estudantes e professores. O resultado da seleção será divulgado no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) no dia 30 de abril.

A ação será apresentada oficialmente para a comunidade escolar no dia 27 de abril, às 14 horas, no Auditório do Colégio Central, em Salvador, com a palestra do professor José Roberto Severino (Facom-Ufba), sobre o tema memória e identidade. “A palestra é uma sensibilização para os estudantes e professores. Vou lançar uma reflexão sobre o lugar que o audiovisual ocupa na vida das pessoas e sua importância em sala de aula”, afirma Severino.

A formação ocorrerá entre maio e junho, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), em Salvador, e terá carga horária total de 40 horas. Toda a ação será mediada por professores da Ufba. Ao final do projeto, será realizada uma mostra com os produtos audiovisuais, que também serão disponibilizados no Ambiente Educacional Web do Portal da Educação (ambiente.educacao.ba.gov.br).

 

Adaptado do site da Secretaria da Educação da Bahia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s