Física Tupiniquim

Um olhar mais atento ao cotidiano dos povos indígenas nos mostra, de forma bem peculiar, a aplicação de várias ciências no dia a dia desses povos, que vai desde a construção de suas moradias até a caça. Por sinal, é uma verdadeira arte o ato da caça que começa desde criança, passado de pai para filho. A escolha da madeira correta para a confecção do arco e flecha, que deve apresentar características peculiares, vai desde a combinação de algumas propriedades da matéria, como a elasticidade e resistência. Álias, falar em elasticidade no mundo contemporâneo é lembrar das várias aplicabilidades dessa propriedade da matéria em diversos objetos do nosso cotidiano, que vai desde o simples arco produzido pelos índios, aos dispositivos de algumas canetas, e até as grandes molas de sustentação dos navios e caminhões, onde se transformam e dissipam energia!

A maioria das pessoas não se dão conta que tudo no universo é feito de matéria e energia, aí a famosa fórmula E = m.c2. Apesar da energia e suas aplicações estarem tão presente no nosso cotidiano, o uso desta tecnologia já era uma realidade para muitas culturas indígenas. Um exemplo disso é quando um índio deseja acertar sua caça com seu arco e flecha, quando ele tem que usar a energia de seus músculos para puxar a flecha para trás e o arco para frente. Dessa forma, a corda desse instrumento fica esticada e com uma certa quantidade de Energia Potencial Elástica é armazenada . Quando o índio solta a corda, a flecha recebe parte dessa energia e, com isso, adquire movimento,convertido-se em Energia Cinética.

Diferentes formas de energias podem ser mensuradas de diversas formas e com unidades variadas, que vão desde as calorias dos alimentos, aparelhos de ar-condicionado, combustíveis fósseis, mudanças de estados físicos da matéria, entre outros. Para saber mais sobre as diferentes formas de energia e suas aplicabilidades, clique aqui.

Luciano Albuquerque

Professor da Rede Estadual de Ensino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s