O que é que a Mulher Contemporânea tem?

Olá, pessoal!

Uma novidade no Blog da ProfessoraOline e ProfessorWeb é a assinatura nas postagens produzidas e a outra é que a equipe de suporte estará promovendo e reforçando o seu acompanhamento, avaliação, sugestão e, enfim, contando com a sua efetiva colaboração para o bom desenvolvimento de nosso blog, afinal de conta ele é 100% colaborativo e 100% educativo.

De início, o RADIOLA PW traz a música “O que é que a baiana tem?”, proporcionando uma analogia dessa obra de Caymmi com as atribuições sociais da mulher contemporânea em nossa sociedade.

fashion-girl-sketch-with-colorful-paint-stains_422-2147498633

O que é que a baiana tem?” é uma canção composta por Dorival Caymmi, gravada em dezembro de 1939. É uma das músicas mais conhecidas da carreira da cantora Carmem Miranda e foi por muito tempo popularmente conhecida como o hino da Bahia, isso desde a interpretação desse samba no filme Banana da Terra, do diretor Wallace Downey.

Carmen_Miranda,_Banana_da_Terra_1939

Basicamente, a letra da canção fala sobre a tradicional vestimenta das mulheres negras e mestiças da Bahia, conhecidas na região do sudeste e sul do Brasil como baianas, ainda que não eram vendedoras do quitute baiano, acarajé, muitas eram compostas de saia comprida muito rodada, brincos e balangandãs. Essa vestimenta inspirou os tão reconhecidos trajes de Miranda, que levou para fora do país, com seus espetáculos musicais, um pouco de nossa cultura baiana.

“Quando eu estava no Rio, quis qualificar a baiana. Fiz ‘O Que É Que a Baiana Tem?’ para explicar para um povo estranho ao meu o que era uma baiana”, contou Caymmi.

Numa versão mais contemporânea, temos um remake (nova gravação) dessa música na voz da cantora Daniela Mercury e mixada com a gravação original de Carmem Miranda. Vale a pena conferir!

O tempo passou e, atualmente, as mulheres baianas e brasileiras não têm suas identidades culturais caracterizadas apenas por suas vestimentas e/ou lugares por onde eles andam. Hoje, temos mulheres no Congresso Nacional, no Conselho Nacional de Justiça, nos Tribunais de Justiça dos estados, inclusive na Bahia, no Superior Tribunal Federal, como Juízas, Desembargadoras, Ministras de Estado, Senadoras, Deputadas, Delegadas, Vereadoras, Prefeitas, Governadoras e tantas outras funções relevantes à nossa sociedade.

Letra da música.

O que é que a baiana tem? de Dorival Caymmi.

O que é que a baiana tem?
O que é que a baiana tem?
Tem torso de seda tem (tem). Tem brinco de ouro tem (tem).
Corrente de ouro tem (tem). Tem pano da Costa tem (tem).
Tem bata rendada tem (tem). Pulseira de ouro tem (tem).
E tem saia engomada tem (tem). Tem sandália enfeitada tem (tem)
E tem graça como ninguém…!

O que é que a baiana tem? (bis)
Como ela requebra bem…!
O que é que a baiana tem? (bis)
Quando você se requebrar caia por cima de mim (tris)
O que é que a baiana tem? Mas o que é que a baiana tem?
O que é que a baiana tem?
Tem torso de seda tem (tem?). Tem brinco de ouro tem (ah!).
Corrente de ouro tem (que bom!). Tem pano da Costa tem (tem)
Tem bata rendada tem (e que mais?). Pulseira de ouro tem (tem)
Tem saia engomada tem (tem). Sandália enfeitada tem
Só vai no Bonfim quem tem…
O que é que a baiana tem? (bis)
Só vai no Bonfim quem tem…
O que é que a baiana tem? (bis)
Um rosário de ouro, uma bolota assim Ai, quem não tem balangandãs não vai no Bonfim
Ôi, quem não tem balangandãs. Não vai no Bonfim
Ôi, não vai no Bonfim (6 vezes)

Como essa, temos muitas outras músicas que contemporizam o papel de participação da mulher, com beleza, brilho, lutas, conquistas sociais e valiosas inserções em nossa sociedade.

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/O_Que_%C3%89_Que_A_Baiana_Tem%3F

http://dryicons.com/free-graphics/preview/fashion-illustration/

http://en.wikipedia.org/wiki/O_Que_%C3%89_Que_A_Baiana_Tem%3F#/media/File:Carmen_Miranda,_Banana_da_Terra_1939.jpg

Anúncios