CAPOEIRA EM SALA DE AULA

A capoeira é uma manifestação cultural, com matrizes africanas apreendidas em território brasileiro. Considerando o período histórico em que os povos africanos eram sequestrados de sua terra natal para se tornarem escravos no Brasil, pode-se afirmar que este fato, do período colonial, assume significativa relevância na formação do povo brasileiro.

Compreender o processo histórico de formação de uma sociedade é importante para que se possa entender e intervir na realidade de forma consciente, crítica e criteriosa, visto que a função social da escola é contribuir para a emancipação humana e transformação/transmissão de saberes historicamente organizados pela humanidade.

A Educação Física é uma disciplina que compõe o núcleo comum do Ensino Médio, importantes conteúdos ficam sob a responsabilidade desta área do conhecimento, tais como: jogo, dança, ginástica, lutas, capoeira, esporte.

Neste texto, destaco a presença relevante da capoeira enquanto elemento importante no processo de formação do estudante. Destaco este conteúdo pela sua relevância histórica para a formação do povo brasileiro, assim como pela condição que a capoeira representa no contexto histórico. Analisar criticamente este percurso é um dos desafios que professores e estudantes precisam superar.

Apropriar-se da capoeira como elemento da nossa cultura, reconhecer seus mestres, suas bandeiras de luta, entender a orquestra da dança, música e movimento, esclarecer conceitos de capoeira angola e capoeira regional, o papel dos quilombos em seu contexto histórico-cultural, cantos que denunciam, anunciam e apontam caminhos para uma condição de autonomia e emancipação humana, com um olhar para o homem enquanto sujeito de sua própria história são elementos que esta arte, a capoeira, nos possibilita apreender.

De acordo com a referência do MEC, a competência de área 3 da Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias diz assim:

“Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora de identidade”

Muitos são os fatores que tornam esta temática relevante para o currículo da educação física. A capoeira precisa ser trabalhada criticamente no espaço da escola. Sendo assim, deixo como sugestão o site do Ambiente Educacional Web – AEW, que é um espaço que reúne vários objetos educacionais que tratam desta temática e pode auxiliar o professor em sala de aula. Recomendo os links abaixo, mas vale ressaltar que o Ambiente Educacional Web possui um amplo acervo sobre esta temática, que pode contribuir com professor e estudante na caminhada de um entendimento mais crítico da capoeira no cenário contemporâneo.

 

http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/2097

http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/2098

ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/234

Publicado por Samuel de Jesus

Professor da Rede Pública Estadual de Educação da Bahia Licenciado em Matemática pela Universidade Católica do Salvador - UCSal Especialista em Ed. Estatística com Ênfase em Software Estatístico - UniJorge

3 comentários em “CAPOEIRA EM SALA DE AULA

  1. Quero ressaltar que a capoeira é um grande legado histórico cultural para o povo brasileiro, embora exista dúvida quanto à sua origem, há quem fale que quando os negros chegaram no Brasil determinada tribo indígena já se apropriava dessa prática.

  2. Este texto tem como objetivo contribuir na construção de uma sistematização da prática da capoeira no espaço escolar.
    Deixem seus comentários e vamos seguir na construção de atividades, aulas com temas tão importantes na formação do povo brasileiro.

Deixe um comentário