ENEM: Se ligue para não estressar!

Ao longo da nossa vida vamos aprendendo a ler, escrever e conviver em sociedade, mas pouco aprendemos sobre como lidar com nossos próprios sentimentos. Amor, ódio, angústia, tristeza, felicidade, medo, ansiedade…isso tudo mora no fundo da gente não é mesmo?

Com a proximidade do ENEM, vamos pensar um pouco sobre a nossa saúde de uma forma bem ampla e não só no sentido da existência ou não de doença? Isso é, pensar também numa preparação emocional para não deixar que nada te atrapalhe para este importante período.

Se entendermos nossos sentimentos, teremos melhores condições de lidar com aquele suor frio ou o “deu branco” na hora das provas e outros sinais que nos deixam angustiados e com sentimento de incapacidade. Sempre que sentir que a situação está fora de controle, uma dica importante é prestar atenção e ouvir o seu corpo: pare, sinta a sua respiração e  observe seus batimentos cardíacos. Feche os olhos, respire fundo pelo menos três vezes e acalme-se. Tenha confiança no que já estudou!

O segredo para driblar estas situações está no autoconhecimento e no domínio de nós mesmos. Descubra o que te deixa ansioso e como poderá reverter esta ansiedade e canalizá-la para outra atividade. Vale aí manter algum tipo de esporte ou exercício físico, mesmo que o tempo seja escasso. Esta é uma forma de relaxar as tensões, jogar bola, conversar com os amigos pelas redes sociais, ir a um cineminha ou dar uma volta na praça do bairro. Antes disso, porém, organize seus horários de estudo para ter tranquilidade e maior controle da situação.

Alguns meses antes da prova, vale  mudar um pouco a rotina ou repensá-la. Para isso, ainda dá tempo de:

  • Organizar e cumprir uma rotina de estudo com número de horas definido;
  • Dividir e organizar os conteúdos – que tal um dia para cada disciplina ou repetir mais de um dia para a área que você precisa de mais horas de estudo?;
  • Cuidar do sono e dormir, no mínimo, sete horas por noite;
  • Desconectar meios eletrônicos (celular, computador e etc) pelo menos uma hora antes de dormir e relaxar para evitar campos magnéticos que alteram o sono;
  • Evitar bebidas energéticas que alteram o ciclo normal de atividade/repouso;
  • Manter as principais refeições diárias e não comer demais à noite. Nunca durma de estômago cheio;
  • Sempre tomar o café da manhã e sair alimentado;
  • Manter atividade física e reorganizar, sempre que necessário, o tempo;
  • Planejar um horário de atividade física e de horas livres para lazer. Esse tempo, pode ser diminuído mas não deve ser retirado!
  • Confira os documentos necessários e se estão em bom estado – aquela carteira de identidade tirada quando era criança pode não ser aceita!!!
  • Procure se informar sobre o local onde realizará o exame. Se puder, informe-se sobre o transporte coletivo da região, trajetos, ponto mais próximo e horários.

Nos dias dos exames, além das dicas acima, fique atento para:

  • Dormir bem e relaxar;
  • Fazer uma refeição leve e saudável. Para o exame você pode levar água, barra de cereais ou uma fruta;
  • Horários e local das provas. Melhor chegar com antecedência e aguardar do que encontrar os portões fechados. Portanto, saia mais cedo de casa!
  • Na véspera de cada dia de prova organize seu lanche e os documentos necessários a exemplo do cartão com local de provas e identidade;
  • Tranquilidade e concentração são indispensáveis para fazer a prova;
  • Ao responder a prova, comece sempre pelas questões mais fáceis para garantir estes pontos, e deixe as mais complexas por último.
  • Antes de entregar a prova, se possível, revise as respostas. Aproveite todo o tempo disponível!

Não deixe para estudar na véspera e não acumule assuntos. Busque relaxar ao máximo, pois a tensão e expectativa do exame podem levar a um quadro de ansiedade e insônia. Assista ao vídeo que fala sobre insônia, do Programa Ser Saudável da TV Brasil. Este vídeo mostra os cuidados que você deve ter para uma boa noite de sono e fugir da ansiedade. Clique no link:

 http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/3691

Boa Sorte!

Referências:

Universia. Disponível em: <http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2002/02/26/552525/icas-como-preparar-vestibular.html > Acesso em: setembro 2014.

Universidade Salvador. Disponível em: http://www.unifacs.br/main/galeraunifacs/principal.aspx?s=GHOME&p=GALERA > Acesso em: setembro 2014

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