A educação física no movimento do ENEM

É verdade que o Ensino Médio é um período muito intenso para os estudantes. Podemos associar a um treinamento de alto rendimento, em que eles tornam-se verdadeiros atletas. Como percorrer este caminho com barreiras, superando cada desafio sem permitir contusões e possibilitando a chegada na reta final com louvor e sucesso?

Receita, não existe, mas orientações, dicas, guias ou outros termos que deseje usar, no sentido de entender que não funcionará da mesma forma e nem da mesma medida para todos, são importantes para esta trajetória de muitas expectativas e apostas.
A Educação Física é uma disciplina que assume sua relevância, visto que é um componente curricular que deve ser compreendido na sua potencialidade, ajudando o estudante a reconhecer, assumir e usufruir as práticas corporais. A escola é um espaço em que essas práticas são ensinadas, vivenciadas, refletidas, recriadas e analisadas de forma crítica em todos os espaços onde se faz presente (clube, academia, parques, praças…).

A sugestão é: aproprie-se do conhecimento da educação física, acumulado ao longo da sua trajetória escolar, e vivencie-os com prazer para que possa chegar ao ENEM seguro, completo e confiante. O movimento para o sucesso no exame do ENEM passa pelo corpo.

Os links abaixo permite que você, leitor, relembre procedimentos para uma prática corporal saudável e também lhe instrumentaliza para responder questões da prova, tais como: diferença entre atividade física e exercício físico; zona alvo durante a prática corporal; definição de atividade aeróbia e anaeróbia, entre outras. Essas são algumas questões abordadas no vídeo, pelo especialista Ronan Augusto Silva (educação física) e também pelo Programa Ginga – Corpo e Cultura, na edição de número 12.

Neste ano de 2014, as análises para o TEMA da prova de redação indicam grandes possibilidades para assuntos relacionados ao futebol, megaeventos esportivos e mundiais. Mas sobre este tema, deixo registrado um convite para um encontro presencial na série de OLHO NO ENEM, que acontecerá no IAT – Instituto Anísio Teixeira, no dia 20 de outubro, com participação de todas as disciplinas que fazem parte da área de linguagens.

Lembre-se: o corpo participa do exame (ENEM), cuide bem dele.

O vídeo tem a duração de aproximadamente 16 minutos e 27 minutos respectivamente. Vale à pena conferir!

http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/3571
http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/1527

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s