Tema é uma coisa; título, outra: vamos distinguir?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está se aproximando e milhares de estudantes brasileiros devem estar, neste momento, estudando para ter um bom desempenho na avaliação, que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro de 2014. A redação do Enem é sempre motivo de muita especulação, principalmente no que diz respeito ao tema que será abordado. “Qual vai ser o tema deste ano?”, “Eu estou preparado (a) para dissertar sobre ele?”. Enfim, são muitos questionamentos. Contudo, você sabe distinguir “tema” de “título”?

De acordo com o documento A Redação do Enem 2013: Guia do Participante, elaborado pelo Ministério da Educação e lançado, obviamente, no ano passado, com validade para 2014, não é obrigatório colocar título na redação. O texto do Guia diz o seguinte: “O título é um elemento opcional na produção da sua redação e será considerado como linha escrita”. No entanto, como já foi dito numa outra publicação feita aqui, reflita: quando você passa por uma banca de revista ou acessa um site de notícias, o que é que chama a sua atenção para ler o conteúdo completo? Se você pensou no título, acertou! Ele serve de chamariz para que o leitor se interesse pelo texto. Então, use isso a seu favor. Elabore um título criativo e coerente com a temática e abordagem da sua redação.

Agora, é bom saber que tema e título não são palavras sinônimas. O tema é um aspecto geral; o título, um aspecto específico. Por exemplo, a escravidão é o tema do romance de Bernardo Guimarães que narra a história de uma moça branca que faz de tudo para adquirir a própria liberdade e a liberdade de seu pai ; o título de tal obra é A Escrava Isaura. Tema é o assunto. Título é a palavra ou expressão que indica e faz referência ao assunto discutido. O título deve ser retirado do tema. O contrário pode resultar na famosa “fuga do tema”.

O tema da redação do Enem de 2013 foi este: Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil. Nesse sentido, respeitando os dados e informações dos textos motivadores, um bom título para a produção textual poderia ser: Lei Seca, Vida Gorda. Ou seja: o título é criativo (porque brinca com outro sentido da palavra “seca” e faz um contraponto com “gorda”. Metaforicamente, o autor quis dizer que mais vidas foram protegidas) e já traz a tese defendida pelo redator (a de que, com a implantação da lei, mais vidas foram preservadas; a quantidade de acidentes de trânsito provocados por embriaguez diminuiu e, por isso, a vida ficou “gorda”).

E você? Qual título daria? Conte pra gente! Até a próxima!

Anúncios
This entry was posted in ENEM, Linguagens e códigos, Literatura, Português, RSCJ and tagged , , , , , , , by Raulino Júnior. Bookmark the permalink.

About Raulino Júnior

Raulino Júnior é professor de língua portuguesa da rede estadual de ensino da Bahia, especialista em Estudos Linguísticos (UEFS, 2008), jornalista e produtor cultural. Formou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, 2006) e em Jornalismo (2014) e Produção em Comunicação e Cultura (2016) pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA). Compõe desde a adolescência e, com a música "Mudanças", ficou em 3º lugar no 1º Festival de Música do Servidor Público, promovido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB), em 2013. É autor do "Desde que eu me entendo por gente", blog de experimentações jornalísticas com ênfase em jornalismo cultural, integrante da produtora "Contramão Comunicação e Cultura", idealizador e apresentador do "Monotemático", programa de entrevistas com autores de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Desde 2013, integra a equipe de professores da Rede Anísio Teixeira, programa de difusão de mídias e tecnologias educacionais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s