CJCC do Colégio Central realiza mostra de projetos

Estudantes participam de oficina de confecção de cartões no pátio do Colégio Estadual da Bahia (Central). Foto: Vitor Moreira

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), do Colégio Estadual da Bahia (Central), realizou uma mostra de seus projetos no dia 30 de julho. O CJCC é uma iniciativa que tem como objetivo prioritário complementar a educação escolar dos estudantes do ensino médio. Na Bahia, além da unidade de Salvador, há outra em Senhor do Bonfim.

Ao todo, o CJCC do Central oferece 13 oficinas: Ciência Bruta, Embaixadores da Ciência, Contadores de História, Leitura Sonora, Papéis Interativos, Ser & Grafias, Filme, Edite e Publique, Fotografias, Conectados, Games, LabMath, Universo e seus Mistérios e Curso Básico de Piloto Virtual. Estudantes de outras instituições também podem participar das atividades.

Oficinas

A professora Camila Garcia, monitora da oficina de Games, declarou que a tônica da atividade é mostrar o lado positivo dos jogos. “O nosso objetivo é mostrar os benefícios que os jogos podem trazer, uma vez que eles auxiliam na concentração. Há também jogos educativos, que trabalham conteúdos de disciplinas como história e biologia”.

Na oficina Embaixadores da Ciência, coordenada pelo professor de biologia Jorge Bugary, os estudantes podem realizar experimentos e se tornar cientistas. Roberta Fraguas, de 15 anos, estudante da Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim, está passando por tal experiência. Ela criou o plástico biodegradável orgânico para embalagens de polpa de fruta. A tecnologia é feita com mandioca. “Fiz com a intenção de mudar o mundo e pensando na sustentabilidade. Temos que evitar mais lixo na atmosfera”, aconselhou. O plástico criado por Roberta é comestível e, caso a pessoa não queira comê-lo, pode descartar sem danos para a natureza.

DSC_1219

Embaixadores da Ciência (da esquerda para a direita): Felipe Fontes, Denise Lima, Jorge Bugary, Roberta Fraguas, Ingrid Lima e Isaac Silva. Foto: Vitor Moreira

As estudantes Denise Lima, 16 anos, do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior e Ingrid Lima, 15, da mesma instituição, se juntaram ao colega Isaac Silva, de 16 anos, do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, e criaram o projeto Simulando tornados: a parceria da física com o meio ambiente. “A gente queria investigar, caso houvesse um tornado aqui no Brasil, o que aconteceria”, explica Ingrid. Para simular o tornado, os estudantes usam glicerina.

Além das duas iniciativas citadas, outro projeto que integra a oficina é O clique sustentável sob a ótica de uma pinhole. “Gosto muito de fotografia e quis estudar uma forma de fazer uma câmera boa e barata. Por isso, usei o bambu, que contribui para a sustentabilidade também”, afirma Felipe Fontes, 18 anos, estudante do Colégio Central.

Artesanato

Nicole Vasconcelos e Alcicléa Marques, monitoras da oficina Papéis Interativos. Foto: Vitor Moreira

Na oficina Papéis Interativos, os estudantes podem expressar toda a criatividade que têm. Quem garante isso é Nicole Vasconcelos, uma das monitoras do espaço. “O nosso objetivo é reutilizar o lixo e transformar em arte. Usamos a técnica da papietagem, que é a junção do papel craft com cola e água, para produzir objetos”. Ficou interessado/a nas oficinas? Ligue para o telefone (71) 3243-2836 e veja como proceder para fazer a inscrição.

Até o próximo!

Anúncios

3 thoughts on “CJCC do Colégio Central realiza mostra de projetos

  1. Infelizmente não pude concluir o curso de fotografia, e outros que comecei pelo fato de que conseguir um emprego, mas indico a todos, bons profissionais.\õ/ \õ/

    • Boa tarde, Gabriel. Nós adquirimos as informações sobre os cursos oferecidos pelo CJCC do Colégio Central com a direção do projeto e com a assessoria de comunicação de lá. O curso “Asas do Brasil”, a que você se refere, não tem esse nome na relação das atividades que acontecem no Centro. O projeto citado por você está registrado como “Curso Básico de Piloto Virtual” e consta no texto publicado no Blog. Reproduzimos, aqui, o segundo parágrafo do texto, onde citamos as outras oficinas que são ofertadas: “Ao todo, o CJCC do Central oferece 13 oficinas: Ciência Bruta, Embaixadores da Ciência, Contadores de História, Leitura Sonora, Papéis Interativos, Ser & Grafias, Filme, Edite e Publique, Fotografias, Conectados, Games, LabMath, Universo e seus Mistérios e Curso Básico de Piloto Virtual. Estudantes de outras instituições também podem participar das atividades”. Continue acompanhando as nossas publicações e comentando quando quiser. Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s