II Seminário de Educação e Tecnologia – 1º Dia do Seminário

Educadores, estudantes e interessadas/os na temática de educação e tecnologia digital vão poder ampliar ainda mais os seus conhecimentos. A razão disso é o II Seminário de Educação e Tecnologia, que terá como ênfase o uso e a produção de mídias e tecnologias livres na escola. O evento, que acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT), vai discutir assuntos como políticas públicas relacionadas às mídias e tecnologias livres, ética, inclusão digital, tecnologias assistivas e robótica. Na ocasião, as/os educadores da TV Anísio Teixeira vão lançar o mais novo programa do projeto, cujo nome é Intervalo.

Apropriação crítica

No início deste ano, numa entrevista para a Revista do AEW, Yuri Wanderley, coordenador da Rede Anísio Teixeira e um dos palestrantes do evento, afirmou que “a tecnologia digital deve ser apropriada de forma crítica e contextualizada nos processos de ensino-aprendizagem”. A Rede Anísio Teixeira, que trabalha com tecnologia digital e mídias educacionais há 5 anos, tem como preocupação manter um diálogo crítico e reflexivo com professores e estudantes da rede estadual de ensino, através de suas mídias (o Blog do Professor Web, a TV Anísio Teixeira e o Ambiente Educacional Web). “Aqui na Rede Anísio Teixeira, a gente entende que a tecnologia não se justifica como um fim na educação, ela é mais um meio de se fazer educação, principalmente no momento em que proporciona, por meio da rede mundial de computadores, o acesso a conhecimentos diferenciados, que partem de diferentes pontos de vista, publicados por diferentes sujeitos, sobre quase todos os assuntos do mundo”, enfatiza Yuri.

O Blog do PW vai transmitir a videoconferência ao vivo e fará a cobertura do II Seminário de Educação e Tecnologia. Acompanhe o nosso Facebook e Twitter e fique por dentro das discussões. Grande abraço!

Anúncios

8 thoughts on “II Seminário de Educação e Tecnologia – 1º Dia do Seminário

  1. Olá!
    O seminário foi muito interessante e produtivo; Fiquei muito encantada com as produções e o nível dos palestrantes, sem dúvida enriqueceu o Seminário. Lamentei apenas a baixa participação nas tele salas. Com certeza perdeu muito quem ficou de fora.
    A fala da Professora Mônica Franco foi bastante interessante. Quero destacar os momentos de Debora Abdala, João e Raulino Junior e Prof. Aderbal .
    A experiência compartilhada por Marcos sobre o Guarux foi muito bacana.
    Espero que outros eventos de tal porte sejam programados. Parabéns a Yuri, Maria Rita, Prof. Aderbal e Professora Irene.

  2. O seminário foi bastante produtivo aprendi muito e vou tentar colocar em prática algumas ideias excelentes.

    • Olá, Lidiney!
      Que bom que gostou de nossas conversas. O objetivo era esse mesmo, contribuir com a educação e colaborar para o fomento de novas e boas práticas. Desejamos-te sucesso e saiba que estamos aqui para colaborar no que for possível. Parabéns pela iniciativa de por em prática e multiplicar ideias excelentes. Valeu e até mais!!!

  3. Parabéns! O blog é muito bom! E o II Seminário de Educação e Tecnologia tive o prazer de participar apresentando a literatura desmontada que escapa da sala de aula e ganha o mundo através da internet… Sucesso!

    • Olá, Elisabeth. Parabéns a todas/os que estiveram presentes no II Seminário e puderam aprender, ensinar, curtir e compartilhar novos conhecimentos. Nosso objetivo era mesmo esse, o de proporcionar conexões para potencializar a educação. E você faz parte disso! Sinta-se a vontade para continuar interagindo conosco nesse e em outro canal. Valeu e até mais.

  4. Assistir a este primeiro dia e fiquei encantada com o nível dos palestrantes. A educação tem caminhos para mudar , resta os profissionais quererem mudar e assumir com orgulho e profissionalismo a profissão que escolheram.

    Parabéns!

    • Obrigado, amiga Rosângela. Saiba que nosso objetivo é esse mesmo: contribuir para melhorar a educação fomentando o uso das novas tecnologias educacionais. E se você chegou ao nosso blog, é sinal que estamos no caminho certo. É realmente como você disse “A educação tem caminhos para mudar”, desejamos que você faça parte desta mudança. Sinta-se a vontade para explorara este espaço, que também é seu. Lembre-se que a mudança começa em nós! Valeu e até mais!

    • Olá, Rosângela! Ficamos muito felizes que tenha gostado dos debates do seminário. Construímos o evento com muita dedicação para que pudesse ser um proveitoso espaço para compartilhar conhecimentos. Em cada ação como essa percebemos que existem inúmeros profissionais e estudantes dedicados para transformar a sua realidade. O exemplo disso foram as apresentações dos professores. É muito gratificante e revigorante ver a vida na escola pública que é tão massacrada pela mídia… Existe muita coisa boa acontecendo na escola pública e esperamos ajudar a colocar isso pra circular na internet… Forte abraço…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s