Juventudes indígenas e o Ensino Superior

Olá, pessoal! Reforçando nossas abordagens sobre a Cultura e Historia dos Povos Indígenas, falaremos sobre a realidade de jovens indígenas que se distanciam de suas comunidades para prosseguir com os estudos. A maioria precisa migrar para lugares distantes de suas aldeias, como algumas metrópoles, a fim de aprimorar a própria formação.

É importante entender que esses jovens indígenas vão em busca da complementação dos estudos no intuito de adquirir outros conhecimentos para aplicarem em suas aldeias. Nesse sentido, potencializam seus enfrentamentos na luta contra a extinção das próprias histórias, culturas e saberes tradicionais.

Na Bahia, segundo os dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2010, 1.355 pessoas indígenas completaram o Ensino Superior e 7.350 ainda seguiam em curso. Além disso, temos o exemplo da professora  Arissana Braz, que leciona na rede municipal de Porto Seguro e é indígena da etnia Pataxó. Ela é integrante da Aldeia da Jaqueira.

Em 2006, Arissana ingressou no curso de Artes Plásticas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e seguiu nos estudos e pesquisas da Historia e Cultura do povo Pataxó, cuja maioria está na região do extremo sul da Bahia. Em 2012, ela defendeu sua dissertação de mestrado com o título “Arte e Identidade: adornos corporais Pataxó”.

Durante todo o período que esteve no ensino superior, Arissana manteve-se distante de sua comunidade e, consequentemente, de sua família; mas jamais perdeu o foco e identidade Pataxó, retornando mestre em Estudos Étnicos e Africanos.

É isso aí! Saiba que, assim como nós, “não-indígenas” ou “não-aldeadas/os”, a juventude indígena tem ocupado os espaços de debates para (re)construir suas histórias de resistência. Se quiser saber ainda mais, não esqueça de acessar o link para assistir ao vídeo.

Valeu e até mais!

Fontes: blog Arissana, UFBA e Vimeo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s