Cine PW: “Quem são eles?” e “Uma outra história”

Salve, salve, galera!

Este mês vamos dar atenção especial aos Povos Indígenas brasileiros com as postagens do Cine PW. Abordaremos, portanto, temas inerentes às causas indígenas da atualidade. Para começar, vamos ver e ouvir um pouco da história do Brasil de acordo com a visão da população que esteve aqui desde antes da chegada dos brancos portugueses: os nativos.

A série de dez videodocumentários chamada “Índios no Brasil” é uma produção do projeto Vídeo nas Aldeias – VNA, com cooperação da TVEscola, sob o comando de  Ailton Krenak,  indígena da etnia Krenak, situada no Vale do Rio Doce – MG.

A atividade é precursora na área de produção audiovisual indígena no Brasil e tem por objetivo “apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais”, além de possibilitar o intercâmbio inter-indígena através do compartilhamento das produções entre os povos indígenas acompanhados pelo VNA.

Começamos com o primeiro episódio, intitulado “Quem são eles?”. Ele é construído com base nos depoimentos de entrevistadas/os não-indígenas, destacando o que elas/es sabem da existência, da história e dos hábitos dos povos indígenas. No entanto, ao longo do vídeo, as/os entrevistadas/os deixam nítido a pouca informação e a controvérsia entre a história oficial e o que são os indígenas segundo eles próprios.

Assista ao “Quem são eles” aqui.

Geralmente, quando pesquisamos informações sobre a história do Brasil, constatamos que o indígena é tratado como um ser que parou no passado. Além disso, relacionado a atraso, preguiça e selvageria. Este episódio apresenta quem são e como vivem alguns povos indígenas no Brasil, tomando como foco a relação deles com os outros brasileiros. O documentário também contém depoimentos de pessoas dos povos Krenak, de Minas Gerais; Kaxinawá e Ashaninka , do Acre; Yanomami, de Roraima; Pankaruru, de Pernambuco e Kaingang, de Santa Catarina”, que conversam sobre o assunto.

A segunda indicação de hoje será o episódio cinco “Uma outra história”, confronta a história oficial da chegada e da forma de dominação dos portugueses sobres os povos nativos que já habitavam a terra encontrada. Ilustrando esta versão oficial com cenas do filme “O descobrimento do Brasil” (1936), de Humberto Mauro e, simultaneamente, apresenta os depoimentos de chefes indígenas sobre o mesmo fato histórico.

Assista ao “Uma outra história” aqui.

“A realidade indígena nos dias atuais é bem diferente do passado, da mesma forma que os tataranetos dos portugueses que chegaram com suas caravelas nesse solo não se vestem hoje da mesma maneira que seus avós. Nós, povos indígenas, possuímos vestimentas tradicionais próprias e grafismos com os quais fazemos pinturas corporais, mas nossa nudez ou não nudez não define ser indígena ou não-indígena. Toda cultura é dinâmica, está sempre em constante movimento, mudando e se adaptando dentre os séculos.” (ÍndioEduca).

Vale a pena conferir a versão dos povos indígenas sobre suas próprias histórias.  Aproveite para aprender um pouco mais e fazer o download do guia para professoras/es e estudantes no site do projeto  Vídeo nas Aldeias.

Boa sessão e até mais!

Fonte: Vídeo nas Aldeias, Índio Educa e Vimeo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s