Cine PW: Vida Maria

 

Salve, salve, galera!

Hoje retomaremos as indicações de filmes que incrementam nossas discussões. Entrando no clima do mês em que focamos temáticas ligadas a gêneros e sexualidades em nossas conversas, indicamos o curta-metragem “Vida Maria”. Em pouco mais de oito minutos de animação 3D, o diretor e idealizador do projeto, Márcio Ramos, consegue reproduzir resumidamente a triste realidade da vida sertaneja.

A produção, de 2006, conta a vida de Maria José, que é apresentada como uma figura representante de história repetitiva de todas as outras Marias de sua família – de geração em geração – cujas vidas apresentam-se num ciclo infinito. Numa realidade onde as chances de melhorar de vida são poucas. E a situação torna-se mais agravante para as meninas, pois as mesmas não transitam noutro universo que não seja o familiar.  Assim, Márcio consegue expressar a falta de condição de mudança de vida, para melhor, a que os sertanejos estão condicionados.

Na trama, Maria José é obrigada a largar o sonho de poder estudar – considerado “uma perda de tempo”- para auxiliar nos afazeres domésticos, priorizando assim o sustento familiar. Essa atitude a coloca nas mesmas condições das outras Marias que já existiram e das que ainda virão.

O curta-metragem é todo produzido em tecnologia 3D, contendo as personagens e cenários modelados com base na realidade do sertão cearense, no Nordeste brasileiro. Região onde uma boa qualidade de vida e o acesso às políticas públicas são escassos, como o acesso a educação.

O curta foi contemplado com mais de quarenta prêmios, entre eles: Prêmio Especial, no Anima Mundi ;  Melhor Filme Nordestino, no Curta-se – Festival;  Melhor Animação, no Tudo sobre Mulheres em 2007;  Melhor Filme no Entretodos – Festival de Curtas-Metragem de Direitos Humanos, em 2007.

O tema central possui muito de experiência pessoal do diretor Márcio Ramos. “A ideia de realizar um projeto pessoal que fosse mais duradouro surgiu em 2000, mas, sem tempo, tive de adiá-lo por alguns anos“, diz, uma vez que manteve adiado seu sonho de realizar um curta pelo volume de prioridades que assumiu.

Valeu, pessoal. Boa sessão e boa reflexão. Até mais!

Fontes: Porta Curtas, Youtube

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s