Radiola PW -Baculejo

Olá, amig@s!

O Radiola PW, estreou no blog com o intuito de analisar músicas que podem ter uso pedagógico, trazendo sempre as temáticas e discussão destas letras. No 2º Encontro Estudantil tivemos a oportunidade de interagir e conversar com diversos estudantes, sendo um desses o Arthur César estudante da rede pública de Vitória da Conquista que participou do FACE em 2013.

Por valorizarmos o fomento e o compartilhamento de produções livres e independentes por parte dos autores inseridos nas escolas públicas baianas, a equipe inicia o Radiola PW de 2014 com uma contribuição escrita por Arthur com uma análise da música “Baculejo”, que compôs para participar do FACE 2013. Participe você também e fique a vontade para sugerir músicas, em especial as de sua autoria, para compartilharmos ao longo do ano por meio do Radiola PW. E agora, confiram o texto de Arthur.

Meu nome é Arthur César, sou músico e compositor, resolvi ser blogueiro há pouco tempo no endereço http://cafecomcordas.wordpress.com e atualmente vocalista e guitarrista da banda Margô , pouco divulgada por ser um projeto recente. Baculejo é um projeto que inicialmente foi desenvolvido para o FACE (Festival Anual da Canção Estudantil.) e surgiu na cidade de Vitória da Conquista. Na sombra de uma árvore do Colégio da Policia Militar Eraldo Tinoco pensava sobre o que escreveria para compor a música do festival, e impulsionado pelas manifestações que inundaram o Brasil, resolvi pegar a mesma “vibe”. Enfim, a meta era usar a música urbana e combinar ritmos, protestar e evidenciar as mazelas brasileiras, um protesto legítimo e com um objetivo, um Brasil melhor. A construção da música foi muito divertida, depois de pronta recebi o apoio de meus colegas e amigos, e principalmente de duas figuras ilustres, Jaciara Souto (que fez toda revisão gramatical) e Jonatan dos Santos (que me ajudou muito, dos back vocals a interpretação), ambos professores do CPM , lotados na DIREC 20 .

img_0023

O titulo da música, “Baculejo” gerou curiosidade e um pouco de polêmica. Será que tal ousadia de trazer a linguagem popular do povo baiano para música daria certo? Mas aos poucos, as pessoas foram se familiarizando, e ao mesmo tempo entendendo que o Brasil precisa sim de um Baculejo, precisa ser revistado, a fim de desmascarar os verdadeiros vilões e problemas que o assolam. A música em si passa uma mensagem de indignação, abordando temas como corrupção, preconceitos raciais, alienação e subordinação de classes, democracia ilusória, entre outros…

A importância de Baculejo para as escolas públicas é mostrar a cara do estudante, desmascarar o preconceito de que os jovens provenientes da rede pública não tem capacidade de exercer o senso crítico adormecido dentro de si. Mostrar que nós jovens temos sede de revolução, de mudança, de melhoras em nosso país, é com esse intuito que componho e tenho orgulho de dizer o nome do meu colégio, mesmo sabendo que não recebi o apoio de todos nessa jornada.

Finalizando, agradeço a Secretaria de Educação do Estado da Bahia , a SEC , por promover eventos como o FACE , TAL, AVE, JERP, que me ajudaram muito a ser o que sou hoje, desde o ano de 2011 participo ativamente, e sei que assim como eu , diversos jovens tiveram e terão a oportunidade de mostrar seus talentos, sua cultura, sua arte.

E ai que tal curtir o som do Baculejo? Confira o link abaixo:

http://www.4shared.com/mp3/cqjEFFI-/Baculejo-BandaPerfil.html

Abraços!

Anúncios

2 thoughts on “Radiola PW -Baculejo

  1. Pingback: Radiola PW -Baculejo | Arthur César - Café com Cordas

  2. Pingback: Matéria Blog Professor Web | Arthur César - Café com Cordas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s