CINE PW: RETRÔ 2013

Salve, salve, galera!

 O ano de 2013 está quase acabando e com ele muitas coisas ficam para trás, já outras, sentimos inevitável vontade de eternizar e reviver . É neste clima de lembranças e de finalização de mais uma etapa de nossos diálogos (aliás, finalização não, apenas um breve intervalo), que trazemos obras já indicadas neste canal.

Hoje, nossa retrospectiva traz os vídeos indicados que mais marcaram nossas discussões este ano. São obras que consideramos muito relevantes ao entendimento das nossas relações sociais, com abordagens diversificadas, linguagem fácil e conteúdo atual. Confira abaixo nossa lista, programe-se e boa sessão!

Iniciamos o primeiro semestre trazendo, em janeiro, o cine “Mundo virtual: relações humanas, demasiado humanas, uma discussão sobre como o advento da informatização e da internet tem transformado nossa vida. Em fevereiro, trouxemos diferentes olhares sobre a situação de Cuba em “Yoani Sánchez x Soy Cuba”. Já março foi um mês bastante gratificante, pois o filme indicado, “Crianças Invisíveis”, recebeu uma grande quantidade de acessos e comentários.

Esta obra gerou uma interação interessante, pois a professora Nísia, a quem agradecemos, desenvolveu um trabalho com seus estudantes que contribuíram e opinaram sobre a abordagem do vídeo.

Em abril, trabalhamos com a temática Povos Indígenas, e a obra indicada foi “Produções Indígenas”; que homenageia hoje as centenas de comunidades indígenas e suas produções audiovisuais. Para maio, trouxemos o filme “Guerra de Canudos“;obra onde o diretor Sérgio Rezende retrata a situação de seca e miséria que o sertão baiano enfrenta. E para finalizar o semestre inicial, que tal uma reflexão sobre nossos hábitos alimentares e a saúde? Então confira o documentário “O veneno está na mesa”. Trata-se de um alerta sobre o uso de agrotóxicos na produção de alimentos.

Nosso segundo semestre também trouxe sugestões interessante. Como é o caso de “Os Heróis do Brasil, documentário cujo conteúdo é a resistência baiana contra a colonização portuguesa, ainda em comemoração ao 02 de julho. Também tivemos a discussão quanto aos cuidados que temos dado à alimentação de nossas crianças, com a abordagem adotada no documentário “Muito além do peso”, em agosto. Seguimos em setembro com as questões sociais, com a produção Fahrenheit 9/11, que traça um elo entre as causas e consequência dos atentados em 11 de setembro de 2001 nos EUA e a invasão estadunidense no Iraque. Outubro contemplou as discussões sobre inclusão social e respeito à pessoa com deficiência, quando sugeriu o filme “City Down – A história de um diferente”; que retrata a história de um jovem nascido numa cidade onde todos possuem Síndrome de Down, levando-nos a refletir a respeito do lugar do outro, do diferente.

Como de costume, em novembro nossas postagens estiveram direcionadas às questões do Novembro Negro, com isso nosso cine não poderia ficar de fora. Entre as obras indicadas destacamos nesse mês o documentário “Quanto vale ou é por quilo?”;

A obra faz, em sua abordagem, uma comparação entre a escravidão do passado e o sistema atual de exploração capitalista.

E, finalizando nossa “retrô”, trazemos a obra que homenageou, em vida, o homem e o herói que foi Nelson Mandela, com a produção “Invictus”. Vale a pena conferir!

É isso aí, pessoal. Que 2013 tenha sido bem proveitoso e que 2014 nos possibilite mais interação, com muitas e boas indicações. Podem enviar sugestões que o espaço está aberto. Quer conferir mais vídeos do Cine PW?

https://oprofessorweb.wordpress.com/category/multimidia/cine-pw-multimidia/ 

Um forte abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s