Agradecimento a quem mais tem interesse em uma educação de qualidade

A cada nova oportunidade de conviver com estudantes e professore(a)s das escolas públicas baianas, a gente percebe o potencial dessa(e)s autoras e autores sociais. Fica evidente também o quanto a mídia tradicional é cruel na forma de apresentá-l@s em sua incessante busca por notícias trágicas ou por violência. O alvo parece ser a estrutura e o governo, mas os ataques repercutem na autoestima das pessoas que frequentam ou colocam filho(a)s nessas escolas. Apesar dessas iniciativas, as desigualdades ou a abordagem midiática não são suficientes para limitar o potencial da comunidade escolar e impedir o despertar das mentes criativas em busca de melhorias em suas condições de vida.

Em todo contato com a galera das escolas, surge uma bela surpresa, um novo talento. Muitos estudantes passam a vida superando obstáculos e construindo métodos diferenciados para alcançar seus objetivos, mas basta que tenham a oportunidade de apresentar o que são capazes e, logo, a imagem negativa que se tenta construir é substituída pelo respeito diante da força de vontade e a superação de cada um/a no intuito de promover transformações para a sua coletividade. Uma das propostas do palco livre, realizado durante o 2º encontro estudantil e idealizado pela Rede Anísio Teixeira, foi dar essa oportunidade. Sem nenhum tipo de seleção, o palco estava livre para qualquer um chegar, inscrever-se, mostrar sua arte e “dar a sua ideia”. Foi um espaço revelador de talentos e de muito aprendizado.

Perfil Redes Sociais

Vejam as fotos na nossa galeria do Flickr, acompanhem os vídeos na TV Professor Web e veja uma postagem especial sobre o evento aqui no blog.

Além disso, nos espaços com os jogos educacionais não prevaleceu qualquer sentimento de competitividade, apareceram estudantes tentando se ajudar para superar os desafios trazidos em cada um dos jogos apresentados. Quando chegavam os grupos não era uma pessoa que tentava monopolizar o controle do jogo, mas cada um dava uma chance para o/a colega seguinte no intuito de aprender junto e discutir cada problema em busca de soluções por meio do diálogo. A curiosidade trazida pelo desafio do jogo motivava o interesse pelo aprendizado compartilhado.

Diante disso, gostaríamos de reafirmar que a equipe do núcleo de produções educacionais livres acredita no potencial de cada autor(a) social e, em especial, d@s estudantes de promover transformações em suas vidas, dentro de sua coletividade e, consequentemente, de sua escola. Nós acreditamos em uma transformação da educação que nasce dentro da escola e não naquela que vem de fora com soluções pouco dialogadas.

Estudantes, contamos com vocês nessa luta em busca de construir uma escola pública de qualidade. Essa é uma das bases para a construção de aprendizagens contextualizadas e pertinentes para a vida de cada um de vocês. Se a gestão das escolas vivencia dificuldades burocráticas para melhorar as condições estruturais, está no poder de toda a comunidade escolar participar dos processos de acompanhamento e intervenção por meio de ações organizativas que podem ser inspiradas em processos de autogestão. Com isso não se propõe a redução dos deveres do Estado, mas a ampliação da autonomia e da participação popular no controle e na gestão de cada instituição pública que interfere diretamente na vida da população. Isso é garantir autonomia para a escola crescer e oferecer as condições adequadas para fortalecer a comunidade em que está inserida.

Comunidade escolar, aproprie-se desse espaço, pois esse pode ser o lugar mais importante de interação social e construção de conhecimentos. A transformação de cada bairro depende de vocês e a união dos esforços da comunidade escolar pode garantir as condições necessárias para a luta por uma escola pública de qualidade. A construção dessa escola deve estar nas mãos daqueles que a vivenciam e são beneficiados ou prejudicados por tudo que acontece neste espaço.

Participem. A participação social é o aspecto mais importante na consolidação de processos democráticos e isso se fortalece ainda mais quando se ampliam as oportunidades de professores e estudantes interagirem não só com pessoas de sua escola, mas contando com a oportunidade de conversar com pessoas de toda a rede.

Só podemos agradecer pela oportunidade de interagir a cada instante nos espaços da tenda digital. É sensacional conhecer autores e autoras que representam as diversas escolas da Bahia. Nossa luta é justamente para que a escola possa adaptar-se às necessidades e potencialidades evidenciadas em cada região ou promovidas por cada professor/a ou estudante. É uma grande satisfação e honra poder participar e contribuir com essa rede que se consolida a cada novo encontro.

Forte abraço,

Professora Online e Professor Web

Anúncios

2 thoughts on “Agradecimento a quem mais tem interesse em uma educação de qualidade

  1. Na função de educadora da rede estadual de ensino da BA, sempre tive um sonho: ver acontecer em nossas escolas ações voltadas para uma aprendizagem por prazer e não apenas para “passar de ano”. O governo atual tem oferecido muitas alternativas que contribuem com o desenvolvimento integral dos aprendizes de forma contagiante e bastante produtiva.
    Parabéns a todos os envolvidos nesse processo!

    • Olá, professora Marivalda!
      Para nós, é muito importante ver cada pessoa da escola mobilizada pra uma educação transformadora e contextualizada. Ficamos felizes ao conhecer e participar de experiências em que esse potencial é evidenciado, mas é uma pena que isso seja omitido pela maior parte dos veículos de comunicação.
      Agradecemos seu comentário, pois essa interação possibilita uma maior aproximação com @s autore(a)s inseridos na escola.
      Abraços cordiais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s