Cine PW: Raça Humana

Salve, salve, galera!

Estamos de volta com mais uma indicação de cine para vocês! E mesmo já tendo encerrado nosso Novembro Negro, as discussões continuam a todo vapor. Hoje trazemos o documentário da TV Câmara “Raça Humana”. A obra problematiza os dramas enfrentados no início da aplicação das políticas de cotas, quando, em 2004, um ano depois da sanção da Lei 10.639, a Universidade de Brasília (UnB), adotou o sistema de cotas em seu vestibular, onde reservava vinte por cento das vagas para candidatos que se declaravam afrodescendentes.

A decisão da UnB gerou divergências internas e o caso precisou da intervenção do STF (Supremo Tribunal Regional).

O documentário apresenta diversas opiniões de pessoas envolvidas com a proposta, argumentado a favor e contra à posição adotada pela instituição. Um dos comentadores é o professor e antropólogo José Jorge de Carvalho, que defende o sistema adotado: “Qual é o país que tem dois grupos étnico-raciais, praticamente da mesma proporção (48 ou 46 por cento), que um deles reduziu o outro a menos de um por cento no mundo acadêmico?”. Dessa forma, se contrapõe aos argumentadores que afirmam que a postura adotada pela UnB promovia a racialização , ou seja, fortificava o racismo ao invés da “igualdade” pretendida.

Felizmente, hoje já contamos com a Lei de Cotas, nº 12.177. Essa é a lei que garante 50% das vagas das universidades federais e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia destinadas a alunos que estudaram durante todo o ensino médio em escola pública. Ela é considerada um avanço nas ações de políticas afirmativas do Brasil.

Agora, que você já esta envolvido nessa discussão sobre a obra e possui uma visão autônoma e crítica, mande-nos sua opinião. Estamos aguardando!

Fonte: Educar Portal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s