Radiola PW: Zumbi

Olá colegas, tudo bem? Hoje, vamos iniciar mais uma semana do mês da consciência negra com música. Para isso, escolhemos uma canção que possui uma representatividade bastante relevante quanto ao contexto dessa época. A música dessa semana é “Zumbi”, escrita por Jorge Ben Jor, e apresentada pela primeira vez no álbum “A tábua de esmeralda” de 1972.

Confira a letra:

ZUMBI
Angola Congo Benguela
Monjolo Cabinda Mina
Quiloa Rebolo
Aqui onde estão os homens
Há um grande leilão
Dizem que nele há
Uma princesa à venda
Que veio junto com seus súditos
Acorrentados num carro de boi
Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver
Angola Congo Benguela
Monjolo Cabinda Mina
Quiloa Rebolo
Aqui onde estão os homens
Dum lado cana de açúcar
Do outro lado o cafezal
Ao centro senhores sentados
Vendo a colheita do algodão tão branco
Sendo colhidos por mãos negras
Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver
Quando Zumbi chegar
O que vai acontecer
Zumbi é senhor das guerras
È senhor das demandas
Quando Zumbi chega e Zumbi
É quem manda
Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver

A letra retrata o contexto histórico de uma época triste: o colonialismo e seu sistema escravagista, em que negros, oriundos da África, foram levados à força para um continente do qual eles não tinham nenhum conhecimento, para serem escravizados. Também é descrito na canção os lugares onde se concentravam esse comércio de escravos e como eles eram submetidos a uma classe dominante. Diante de trechos como: “…ao centro senhores sentados, vendo a colheita do algodão branco, sendo colhidos por mãos negras…”, se observa como o negro era subjugado ao poder centralizador do branco. Posteriormente, há um sentido de esperança, quando o autor fala que Zumbi está por vir, personagem que é colocado como senhor das guerras e das demandas, mostrando a força que lhe é característica. O verso “Eu quero ver quando Zumbi chegar” é repetido várias vezes durante a música, dando a ideia de que há alguém que pode romper com aquela estrutura social e confrontar as matrizes que delineavam a política da colônia. Assim, como diz na música, Zumbi representa exatamente um marco na ruptura contra um sistema injusto e cruel. Por isso, o dia 20 de novembro, data de sua morte, marca o dia da Consciência Negra.

Até o próximo Radiola PW!

Deixe um comentário

