Mudanças acontecem…. Fala, Raulino Júnior

Olá a tod@s!

Hoje, nosso blog traz uma entrevista exclusiva com o professor da rede pública estadual e colaborador do blog do Professor Web, Raulino Júnior. Ele falará sobre a sua experiência de compositor e a oportunidade de participar como finalista, escolhido pelo voto popular, do evento de encerramento da primeira edição do Festival de Música do Servidor Público, promovido pela Secretaria de Administração da Bahia. Fiquem atent@s, pois o evento ocorre nesta terça-feira, 22 de outubro de 2013.

Pergunta – Olá, Raulino, apresente-se para nossos internautas. Quem é você, o que você faz, fale  um pouco de sua trajetória.

Resposta –  Eu sou formado em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e especialista em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. Atualmente, estou no último semestre do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sou professor de língua portuguesa na rede estadual de ensino e integro a equipe da Rede Anísio Teixeira.

Pergunta – Raulino, agora conte-nos um pouco sobre sua relação com a música. Você, enquanto professor da rede estadual, já fez uso desta arte em sala de aula? E como foi?

Resposta – Eu tenho uma relação de muito respeito com a música. Meu pai sempre teve muitos discos em casa e era comum passar horas escutando artistas dos mais diferentes estilos musicais. Isso ajudou a me aproximar dessa arte. Sempre utilizei música nas minhas aulas. Propunha análise da letra, identificação e estudo das figuras de linguagem presentes nas canções, bem como da tipologia textual apresentada.

Pergunta – Sua música fala de mudanças. Que tipo de mudança você pensava ao escrevê-la? Dá pra relacioná-la a educação?

Resposta – Eu pensava naquelas mudanças que acontecem na nossa vida e que, às vezes, dão um medo na gente. Um bom exemplo disso, e já respondendo à segunda pergunta, é quando a gente termina uma etapa da educação e começa outra. A transição do 5º para o 6º ano é sempre cercada de expectativas, não é? A gente idealiza a escola, os colegas, os professores e etc. Ao mesmo tempo, sabemos que coisas novas vão acontecer.  É estimulante!

Pergunta – Já que estamos falando de arte – a música, no caso. Nos fale um pouco sobre como você avalia a relação de incentivo às práticas  artísticas nas escolas públicas baiana. É interessante que haja este espaço dentro das atividades pedagógicas?

Resposta – Aqui na Bahia, nós temos iniciativas que são muito importantes para a formação do estudante, como o FACE, o TAL, o AVE, entre outras. Eu acho super interessante que essas iniciativas aconteçam e permaneçam dentro da escola pública. Essas atividades complementam o currículo normal e fazem com que os estudantes tenham outra visão do ambiente escolar. Então, só vejo aspectos positivos nisso.

Pergunta – Raulino, enquanto estudante de Comunicação Social na UFBA e tendo conquistado 2.695 votos, cremos que você deva ter usado de alguma estratégia de marketing. Conte-nos o que você fez pra atingir esta marca.

Resposta  – Eu acho que quem trabalha com comunicação deve gostar de gente. Eu gosto de gente. As minhas duas áreas de interesse profissional, a educação  e a comunicação, lidam  diretamente com pessoas. Por isso, além de usar as redes sociais, a panfletagem foi a minha principal estratégia para conseguir os votos. O corpo a corpo me estimula.

Pergunta – Agora nos conte, o que significa para Raulino, o professor e a pessoa, estar na final deste festival?

Resposta – Puxa, é muito emocionante! É comprovar algo que precisava saber: a certeza de que eu era compositor e de que a minha música podia emocionar as pessoas. É um motivo de felicidade plena.

Pergunta – Muito bem, Raulino. Desde já desejamos a você boa sorte na grande final e esperamos que você sirva de inspiração para professores e estudantes que desejam mergulhar no campo da bela arte que é a música. Gostaria de dizer algo aos nosso internautas?

Resposta – Que eles façam com dedicação tudo que realiza e fiquem atent@s aos conteúdos que são publicados na rede, uma vez que existem muitas informações equivocadas. Desejo também que tod@s coloquem mais arte no dia a dia.

É isso aí, turma. Não deixem de acompanhar o desfecho desta história. Não esqueçam! A grande final tem data e local: 22 de outubro, sala principal do Teatro Castro Alves, as 17h.  Então, não percam!

Pergunta = PW

Resposta = Raulino Júnior

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s