Parabéns, professor (a)!

Oi, turma! Tudo bem? Hoje é um dia muito especial porque se comemora o Dia do (a) Professor (a), um profissional indispensável para a formação de cidadãos e, consequentemente, para a construção de uma sociedade melhor. Professor (a) é aquele (a) que ensina, educa, ouve, aprende, discute, aconselha e acredita. Como afirmou o educador Paulo Freire num de seus textos, “não existe ensinar sem aprender”.

PROFESSOR WEB

A canção “Ao mestre, com carinho”, versão de Byafra e Costa Netto para a música “To Sir, with love”, composta por Don Black e Marcus London, que virou tema de filme homônimo em 1967, na Inglaterra, traduz de uma forma bem verdadeira o que milhares de pessoas têm vontade de falar para esses profissionais que se dedicam a compartilhar um pouco do que sabem: “Pra alcançar as estrelas não vai ser fácil,/Mas se eu te pedir/Você me ensina como descobrir/Qual é o melhor caminho// Foi com você/Que eu aprendi a repartir tesouros/ Foi com você/Que eu aprendi a respeitar os outros/Legal ter você aqui/Um amigo em que eu posso acreditar/Queria tanto te abraçar”. O (A) professor (a) tem consciência de que, na sala de aula, ele (ela) é apenas mais uma pessoa a fim de adquirir novos conhecimentos. Então, aquela ideia do (a) professor (a) como “único detentor do conhecimento” é ultrapassada e nunca foi verdadeira.

Curiosidade

Você sabe por que a homenagem aos (às) professores (as) é feita no dia 15 de outubro? De acordo com algumas informações, a data foi eleita porque no dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, então Imperador do Brasil, expediu um decreto que criou o Ensino Elementar no país. Através dele, todos os lugares deveriam ter escolas de Primeiras Letras (o que corresponde ao Ensino Fundamental de hoje). Outra versão da escolha da data é atribuída a um ato do professor paulista Samuel Becker. Em 1947, o período letivo do segundo semestre escolar seria muito longo, de 1º de junho a 15 de dezembro, e com apenas dez dias de férias. Liderado por Samuel, um pequeno grupo de professores resolveu organizar um dia de folga. O 15 de outubro foi escolhido numa referência ao decreto imperial. Contudo, a data foi oficializada como feriado escolar em 14 de outubro de 1963, no governo de João Goulart.

Toda a equipe do PW e da Rede Anísio Teixeira deseja que os (as) professores (as) tenham um dia repleto de boas experiências e que isso seja frequente durante todo o ano. Parabéns para vocês!

Anúncios

2 thoughts on “Parabéns, professor (a)!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s