Mobilização com crianças levará mais de 10 mil bonecos de pano ao Campo Grande

Movimento organizado por crianças, educadores, famílias, escolas e outras instituições, para ocupação dos espaços públicos da cidade, com segurança.

 Dia 12 de outubro os soteropolitanos estarão envolvidos em mais um evento que marca as mobilizações em prol do mês da criança. Este, em especial, organizado por crianças, famílias e educadores em parceria com a RedSOLARE Brasil, uma associação em defesa da cultura da infância e de difusão da prática educativa de Reggio Emilia – Itália, com o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade de ocupação dos espaços públicos da cidade, com segurança.

Entre os meses de agosto a outubro, a sociedade esteve convidada a escutar as crianças, em oficinas de produção de bonecos, símbolos que representarão os cidadãos soteropolitanos e todos aqueles que visitam Salvador. A campanha ganha momento de destaque no Ato Público que será realizado no próximo sábado (12/10), na Praça do Campo Grande. Oficinas acontecem nas escolas do Grupo Gestor da RedSOLARE na Bahia, sendo públicas e privadas: CMEI Almir Oliveira, CMEI Cid Passos, Escola Casa da Infância, Escola Colmeia e Escola Nossa Infância. As oficinas também estão sendo produzidas nas escolas que acreditam na proposta e são parceiras da mobilização. Para a sociedade civil, a ESSE Consultoria, instituição que também faz parte do grupo gestor, organiza oficinas públicas em diversas partes da cidade, tendo destaque para a Livraria Cultura, Rio Vermelho e Ribeira. A última oficina pública acontecerá um dia antes do ato público, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores.

Esta mobilização tem a intenção de chamar a atenção da sociedade para o abandono e a violência nas ruas da grande morada e refletir sobre o espaço da criança na cidade de Salvador. No dia 12/10, às 9h, a cidade será habitada e criará uma rica atmosfera de paz, traduzida pela presença da infância e com a força da liderança das famílias e instituições de educação. Será formado um tapete com os bonecos feitos pelas crianças, famílias e educadores para comunicar que a cidade precisa ser cuidada por todos, precisa ter seus espaços públicos ocupados, em um clima que contagia, cultiva a esperança, acredita na mudança. O momento também será marcado por jogos e brincadeiras, além de apresentações culturais protagonizadas pelas crianças.

Bonecos de pano foram escolhidos como símbolos de paz e esperança e toda uma rede foi convocada a entrelaçar linhas, tecidos e agulhas para materializar mensageiros da paz. Em 2012 foram construídos 5.000 bonecos e o movimento aconteceu na Praça Municipal de Salvador. Em 2013 a meta é dobrar este quantitativo na Praça do Campo Grande. O PRESENÇA ganhou dimensão e notoriedade, hoje com adesão de coordenadores em 22 cidades brasileiras e envolvimento em 17 países, em especial na América Latina com destaque para os atos públicos já realizados em Colômbia (abril/2013), Argentina (agosto/2013) e Costa Rica (setembro/2013).

 Ao dialogar com a experiência educativa de Reggio Emilia, encontramos inspiração e vemos as possibilidade de fazer educação para a infância com qualidade. A partir disso, construímos relações que fazem mais pela nossa realidade e promovem ações que resultam numa infância bem vivida pelas nossas crianças. O PRESENÇA é um exemplo disso!”, destacou Marilia Dourado, representante do Brasil na RedSOLARE e no Network da Reggio Children.“As crianças têm ideias e olhares surpreendentes sobre a cidade, sua condição, estrutura e organização.Esta mobilização ganha força com as crianças porque garantimos momentos para escutar e valorizar suas vozes, vez e ideias, apoiando-as em ações que deem visibilidade a uma campanha da Criança na sua FELIZcidade! A participação e engajamento de todos é fundamental.A ideia é que cada família faça bonecos e mobilize vizinhos e amigos para participarem desta iniciativa”, completou a educadora.

Informações:

http://presencanomundo.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/AusenciaGeraViolencia

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s