Redação com erre maiúsculo

Oi, pessoal! Tudo bem?

O  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, que vai ocorrer nos dias 26 e 27 de outubro, terá regras mais rígidas para a prova de redação. Isso ficou claro na semana passada, quando o Ministério da Educação (MEC) publicou o Guia do Participante: a redação no Enem 2013, um documento que aborda vários aspectos sobre a prova e dá dicas aos candidatos. Contudo, não é necessário se desesperar. Quem está estudando e, principalmente, lendo muito, terá um bom desempenho.

O Enem exige que o estudante produza um texto dissertativo-argumentativo. Isso significa que a produção escrita deve discutir um tema de forma coerente e coesa, apresentando argumentos para embasar a tese (opinião). De acordo com o Guia, é importante também que cada estudante elabore uma conclusão pensando em uma alternativa para o problema abordado na proposta de redação. Essa sugestão deve respeitar os direitos humanos.

Para fazer a correção das provas, o MEC elencou cinco critérios (competências) de avaliação: a) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; b) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; c) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; d) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e 5) Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. O texto é considerado “em prosa” quando é estruturado por parágrafos. Um poema, por exemplo, é um texto “em verso”, uma vez que é dividido em estrofes.

O mais importante não é pensar no possível tema que constará na prova; mas, sim, nos argumentos que você vai usar para defender o seu ponto de vista, baseando-se sempre nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação. Se você vai fazer o Enem, fique atento às publicações deste blog, aos conteúdos pedagógicos do Ambiente Educacional Web e às recomendações do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Afinal, a sua aprovação já começa daí.

 Até o próximo!

Anúncios
This entry was posted in Áreas do Conhecimento, ENEM, Linguagens e códigos, Literatura, Português, RSCJ and tagged , , , , , , , , , , by Raulino Júnior. Bookmark the permalink.

About Raulino Júnior

Raulino Júnior é professor de língua portuguesa da rede estadual de ensino da Bahia, especialista em Estudos Linguísticos (UEFS, 2008), jornalista e produtor cultural. Formou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, 2006) e em Jornalismo (2014) e Produção em Comunicação e Cultura (2016) pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA). Compõe desde a adolescência e, com a música "Mudanças", ficou em 3º lugar no 1º Festival de Música do Servidor Público, promovido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB), em 2013. É autor do "Desde que eu me entendo por gente", blog de experimentações jornalísticas com ênfase em jornalismo cultural, integrante da produtora "Contramão Comunicação e Cultura", idealizador e apresentador do "Monotemático", programa de entrevistas com autores de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Desde 2013, integra a equipe de professores da Rede Anísio Teixeira, programa de difusão de mídias e tecnologias educacionais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

One thought on “Redação com erre maiúsculo

  1. Pingback: Mais uma papinho sobre a redação do Enem… | Professor Web

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s