Royalties são o quê?

Oi, turma! Tudo bem?

 Eles movimentam a economia do nosso país. Volta e meia, você ouve falar deles. Basta abrir um jornal, uma revista ou assistir aos noticiários da TV. Talvez, até por curiosidade e a fim de aprender, já tenha pesquisado. Mas, não custa nada perguntar: royalties são o quê?

PW-royalties

De uma forma bem objetiva, são compensações financeiras que as empresas exploradoras de combustíveis minerais (carvão, petróleo, gás natural e etc.) pagam ao governo para poderem explorar determinada área. De acordo com a chamada Lei dos Royalties, elescorrespondem à compensação financeira devida à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios pela exploração e produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos”.

 Curiosidade

 A palavra royalty tem origem inglesa e deriva de royal. O termo royal, por sua vez, estava relacionado com algo que pertencia ao rei ou à realeza. Royal era o pagamento recebido pelos reis quando alguém extraía matéria-prima de suas propriedades. Royalties é o plural de royalty. Na língua inglesa, os substantivos terminados em y, precedidos de consoante, fazem o plural substituindo o y por ies. É válido lembrar que, com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrará em vigor, no Brasil, em 2016; o k, o w e o y passam a fazer parte do nosso alfabeto.

Grande abraço, turma!

Até o próximo!

 


Anúncios
This entry was posted in Ciências, Curiosidades, Geografia, Química, RSCJ, Temas Transversais and tagged , , , , , , , , , , by Raulino Júnior. Bookmark the permalink.

About Raulino Júnior

Raulino Júnior é professor de língua portuguesa da rede estadual de ensino da Bahia, especialista em Estudos Linguísticos (UEFS, 2008), jornalista e produtor cultural. Formou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, 2006) e em Jornalismo (2014) e Produção em Comunicação e Cultura (2016) pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA). Compõe desde a adolescência e, com a música "Mudanças", ficou em 3º lugar no 1º Festival de Música do Servidor Público, promovido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB), em 2013. É autor do "Desde que eu me entendo por gente", blog de experimentações jornalísticas com ênfase em jornalismo cultural, integrante da produtora "Contramão Comunicação e Cultura", idealizador e apresentador do "Monotemático", programa de entrevistas com autores de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Desde 2013, integra a equipe de professores da Rede Anísio Teixeira, programa de difusão de mídias e tecnologias educacionais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s