A Falta de Segurança nas Redes Sociais!

E aí, pessoal!

 

No ambiente virtual existem ferramentas que nos mantém conectados, sendo um facilitador na comunicação, um espaço de compartilhar ideias e uma forma de entretenimento. A rede social serve para conectar, diretamente através da internet, pessoas ou organizações que partilham do mesmo interesse, tornando-se bastante popular, já que as informações se propagam muito rápido pelas redes e conseguem alcançar uma grande quantidade de pessoas. Devido à facilidade de acesso, houve um crescimento considerável na popularidade das redes e, com isso, os riscos dentro delas também aumentaram.

Em razão da grande quantidade de informações postadas pelos usuários nas redes sociais, as pessoas se acostumaram a não prestar tanta atenção no que e como postar essas informações. Com um clique, você pode simplesmente acabar com a sua própria imagem ou até mesmo com a de alguém, já que uma vez que a informação vai parar na web é praticamente impossível de retirá-la de lá, e é através desse descontrole que os cibercriminosos agem. Você sabia que, mesmo que você exclua ou modifique qualquer dado (fotos, postagens, vídeos e conversas) das principais redes sociais, eles continuarão registrados nos servidores das empresas? Tem uma forma de você consultar isso no Facebook: indo em configurações gerais, na opção de baixar cópia de dados.

rsd

Para evitar transtornos como invasão de privacidade, uso indevido de informações, danos à reputação, recebimentos de spam ou até mesmo um sequestro, já que dados de localização e membros da família são muitas vezes publicados nas redes, os usuários devem ficar atentos a algumas medidas de segurança, tais como: não adicionar estranhos; evitar marcações em fotos públicas; proteger álbuns de fotos; evitar postar conteúdos privados e não expor seus dados pessoais. Essas são somente algumas das recomendações para que não se tenha dores de cabeça com a utilização das redes.

É isso aí pessoal, muito cuidado nas redes sociais! Para mais informações, vejam a cartilha sobre segurança nas redes sociais divulgada pela Safernet (clicando aqui). No site da ONG, você pode fazer denúncias de cibercrimes e encontrar outras dicas!

Já imaginou como seria a sua vida se você vivesse como em uma rede social? A Safernet divulgou alguns vídeos de educação e prevenção. (Assista aqui).

 

Fonte: http://www.safernet.org.br/site/

Anúncios

Uma resposta para “A Falta de Segurança nas Redes Sociais!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s