Trabalho Infantil: uma ameaça à cidadania de crianças e adolescentes brasileiros

Colegas, saudações!

 Vamos estabelecer um diálogo franco e aberto sobre o Trabalho Infantil e suas implicações? Pois é, utilizaremos este espaço democrático para discutirmos sobre este tema sempre tão polêmico e ainda, infelizmente, tão presente em nossa Sociedade. Falaremos de diversos fatos que estão presentes na história das crianças e adolescentes do nosso país cuja a cidadania custou a ser construída, positivada e que ainda sofre fortes ameaças.

“A ideia do trabalho como instrumento disciplinador da criança pobre, capaz de afastá-lo do caminho do crime, sempre se fez presente no Brasil. Durante o período escravagista, crianças escravas trabalhavam pra seus donos. No início da industrialização, constituíam-se mão de obra para as fábricas; nos feudos rurais, como boias-frias ou complementos das cotas de seus pais; nas unidades domésticas e nas ruas, desde sempre o trabalho infantil foi considerado mão de obra dócil e barata. Não raro a apropriação e uso desse trabalho se deram em nome da filantropia, da caridade e compaixão a essas crianças e suas famílias.”RANGEL e CRISTO (s/d:4)

E vocês ,o que acham? Estaria presente na nossa atualidade algum exemplo constante do parágrafo anterior? Poderíamos dizer que o  Estado e a Sociedade precisam atuar de forma mais ativa e política para que crianças e adolescentes tenham contempladas suas necessidades de acesso a direitos, ou, as necessidades das crianças e adolescentes poderão ser atendidas de outra forma?

Cliquem AQUI e assistam ao vídeo : Campanhas Educativas – Cidadania e Direitos Humanos: 1- Combate ao trabalho infantil

Até a próxima ,quando  trataremos sobre a Legislação Brasileira que atende as necessidades das  crianças e adolescentes.

Fontes:

-RANGEL, Patrícia Calmon; CRISTO, Keley Kristiane Vago.Os Direitos da Criança e do Adolescente, a Lei de Aprendizagem e o Terceiro Setor(s/d). Disponível em: <http://www.prt17.mpt.gov.br/n_aprendiz.html&gt;. Acesso em maio 2007.

-Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015504.pdf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s