O lugar da mulher na sociedade – Bertha Lutz e a emancipação das mentes

Olá, pessoal!

Atravessando uma dura realidade social num tempo em que foram prisioneiras do lar ao longo de suas histórias, as mulheres, tratadas como seres inferiores, subordinadas a padrões de gênero estabelecidos por conceitos essencialmente machistas e consequentemente excludentes, visto que cerceavam a liberdade e  negavam direitos civis, políticos e sociais a estas – demarcou-se assim, a hegemonia masculina sobre o dito “sexo frágil”.

A despeito de imposições históricas que limitavam ou inviabilizavam as suasprofonline realizações pessoais e construção de identidade, muitas mulheres uniram-se em lutas por cidadania, emancipação intelectual, libertação e representatividade feminina na sociedade – dando origem então aos Movimentos Feministas.

Aqui no Brasil, uma das primeiras representantes desse importante movimento social foi a bióloga Bertha Lutz, que buscou incessantemente, durante a sua trajetória, a igualdade de direitos, tendo como principal bandeira o acesso a educação e trabalho digno. Fundadora da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, foi defensora ferrenha do sufrágio feminino, onde em 1934 presenciou uma grande conquista da época – o voto feminino.

Atuou também diretamente na  política, assumindo em 1936 uma vaga de suplente para deputada federal, e, estando no congresso nacional pôde defender, de maneira mais intensa, reivindicações acerca da equiparação de salários e direitos entre homens e mulheres, erradicação do trabalho infantil e muitos outros ideais que ainda nos motivam à buscar constantes melhorias de condições de vida para tod@s.

Confiram  um pouco mais no documentário realizado pela TV Escola a vida e obras da educadora, política, ativista, mulher, que influenciou diretamente os rumos sociais brasileiros.

EDUCADORES – BERTHA LUTZ” – Cliquem aqui ou na imagem abaixo.

berthatvescola

Que excelente contribuição para a sociedade, não é mesmo pessoal?!

Continuem acompanhando notícias relacionadas ao tema aqui e aqui!

Abraços!

Fonte: Blogueiras feministas; Wikipédia; Mês da Mulher ; TV Escola

Anúncios

4 thoughts on “O lugar da mulher na sociedade – Bertha Lutz e a emancipação das mentes

  1. Pingback: Feminismo: isso é coisa de quem luta por igualdade de direitos | Professor Web e Professora Online

  2. Pingback: As mulheres, o poder e a equiparação de gêneros | Professor Web

    • Olá, Clarice. Que bom que gostou do texto. Continue em contato conosco, queremos interagir com você. Visite o espaço Colabora e deixe registrada sua opinião.
      Forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s