Identidades indígenas

Olá, pessoal!

É notável, em cada sociedade, as diferenças relacionadas aos hábitos, costumes fatores linguísticos, crenças e mitos. Nas sociedades indígenas não é diferente e pode ser notada essa diversidade cultural.

Elaborar novas compreensões políticas / ideológicas é algo comum de acontecer a partir da convivência. A relação mais próxima com elementos naturais é tratada pelos povos indígenas como um processo de transformação e inserção favorável para cultivar, agregar e compartilhar conhecimentos e experiências, sendo necessário para valorização identitária.

É importante fortalecer e divulgar a identidade cultural das diversas sociedades indígenas e tentar compreender a sua organização. Em busca de preservar elementos dessa cultura, o site Povos Indígenas no Brasil Mirim promove e destaca a importância de divulgar como as tribos como a Guarani Kaiowá, que vive no Mato Grosso do Sul e lutam para retornar os seus territórios tradicionais. Sugerimos um dos vídeos sobre como membros da comunidade escolhem os nomes das crianças da tribo, num ritual de batismo onde é característico as suas manifestações com o canto e dança, celebrando um momento importante e marcante na vida das crianças indígenas.

Então ficaram curios@s? Acessem aqui e conheçam um pouco mais dessa rica e diversificada cultura.

Abraços!

Fonte: http://pibmirim.socioambiental.org/node/8533

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s