Dia Nacional da Lei da Libras – Por uma sociedade inclusiva!

Olá, pessoal!

Em 24 de abril de 2002, foi sancionada a Lei 10.436, a partir de então, nesta data celebramos o Dia nacional da lei da libras.

Muito além das celebrações, essa Lei, figura como uma conquista para a comunidade surda em nosso país, pois reconhece a Língua Brasileira de Sinas – Libras, como meio legal de comunicação e expressão, assegurando assim, o uso e difusão desta, que é própria e natural da pessoa surda.

Embora o acesso igualitário a educação, trabalho, bens ou serviços, seja legalmente instituído, sabemos que a realidade das pessoas com deficiência não corresponde ao que podemos qualificar de, no mínimo ideal, visto que, ainda vivemos em uma sociedade pouco inclusiva e de políticas públicas ineficazes.

Podemos mudar essa prática, ao tomar algumas atitudes como, por exemplo, buscar aprender a língua de sinais para viabilizar a interação com os/as surdos/as. Essa ação fortaleceria a luta pela participação efetiva e garantia de inserção plena destes/as nos processos sociais, tanto pelos meios públicos, quanto privados, garantindo assim reais avanços.

Acessem o Dicionário da Língua Brasileira de Sinais e conheçam um pouco mais!

 PW-LIBRAS-2013

Essa é uma data para refletirmos e nos conscientizarmos de que, ainda há muito a ser feito para que o direito das pessoas com deficiência seja uma realidade em nossa sociedade, bem como as oportunidades e acesso a bens e serviços sejam de fato para todos/as.

*Confiram também: DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

Abraços!

Fonte: AcessoBrasil; Planalto.gov; Wikipédia; Portal Justiça

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s