Dia de Chaplin

Salve, salve turma!

PW-charlieHá 124 anos (16 de abril de 1889) nascia na cidade de Londres o Sir Charles Spencer Chaplin, o homem que mudou a história do cinema. Chaplin era um cineastra completo, ele protagonizava, escrevia, produzia, roteirizava, dirigia e financiava seus filmes, além disso era músico, regente de orquestra, dançarino, mimico e poeta.

Chaplin era filho de artista, seu pai, Charles Chaplin, era cantor e ator e sua mãe, Hannah Chaplin, era cantora e atriz. Sua infância foi marcada pela separação dos pais, os surtos psicóticos da mãe (causado pela sífilis), o alcoolismo e a morte do pai por cirrose.

Em 1910, aos 21 anos, Charles Chaplin passou a integrar a trupe teatral de Fred Karno. Em 1912 em uma das turnês feita pela trupe nos EUA, Chaplin decide não voltar para a Inglaterra e tentar a sorte no cinema.

No ano de 1914 Chaplin estreia no curta metragem MakingLiving. Tornando-se a principal estrela do estúdio Keystone. Foi na Keystone que Charles criou o seu mais conhecido personagem, o Carlitos, e começou a dominar as técnicas de filmagem.

Sobre as técnicas de filmagens Chaplin nunca explicou detalhadamente seus métodos de filmagem, alegando que tal coisa seria o mesmo que um mágico revelar seus truques. Na verdade, antes dele produzir filmes falados, começando com O Grande Ditador em 1940, Chaplin nunca começou a filmar a partir de um roteiro completo. O método que ele desenvolveu, visto que seu contrato com o Essanay Studios deu-lhe a liberdade de roteirizar e dirigir seus filmes, foi a partir de uma vaga premissa – por exemplo, “Carlitos entra em um spa” ou “Carlitos trabalha em uma loja de penhores”. Chaplin tinha cenários já construídos e trabalhava com seu elenco estático para improvisar piadas em torno das premissas, quase sempre pondo as ideias em prática na hora das filmagens. ¹ 

Charles Chaplin inseria no seu filme a crítica social aliada a comédia como pode ser visto nos filmes “O garoto”, “Tempos Modernos” e “O grande ditador”.

Em 1972, Chaplin recebeu o Oscar Honorário pelo conjunto de sua obra. Cinco anos após a homenagem e bem debilitado em consequência de um acidente vascular cerebral, Chaplin morre em Vaud na Suíça em 25 de dezembro de 1977.

¹Wikipédia

Fonte :ChaplinUma vida.WEISSMAN,STEPHEN

Confiram mais sobre Chaplin aqui aqui.

 

Anúncios

2 thoughts on “Dia de Chaplin

    • Que bom que gostou, Marivalda!
      Continue a vontade para enviar críticas e sugestões de conteúdos, fortalecendo este canal de interação e produção colaborativa por uma educação pública, gratuita e de qualidade para tod@s!
      Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s