Dia Nacional do Orgulho Gay

Oi oi, gente boa!

É celebrada hoje, em todo território nacional, uma data muito significativa para toda a sociedade, em especial para aqueles(as) que trabalham e lutam todos os dias para a construção e consolidação de um país mais justo e democrático para todos(as): o Dia Nacional do Orgulho Gay. A data representa a necessidade de visibilizar as questões em torno da diversidade sexual e de gênero e marcar as conquistas e desafios enfrentados pela comunidade LGBTTTs no Brasil.

Sabemos que as identidades – entre elas a sexual e de gênero – são forjadas, cotidianamente, através da interação entre os atores e grupos sociais num processo de permanente tensão e negociação, no e pelo qual vão fazendo-se e afirmando o seu lugar de fala na sociedade, seu status. Prova disso é a enorme variedade de formas identitárias encontradas entre as culturas – e até dentro da mesma cultura – onde os papéis “masculino” e “feminino” assumem particularidades próprias aos seus ambientes sociais e cognitivos. Já na década de 1930, as pesquisas da antropóloga Margaret Mead entre três povos nativos da Nova Guiné demonstravam que tais papéis correspondiam justamente ao inverso dos estabelecidos no contexto mais geral das sociedades ocidentais: num dos grupos analisados, os Tchambuli, a pesquisadora observou que atributos como “delicadeza” e “vaidade” eram próprios dos membros do sexo masculino, que dedicavam-se a atividades de ornamentação e embelezamento corporal, enquanto os membros do sexo feminino estavam orientados para trabalhos mais práticos e braçais. A explicação para tal disposição de atributos nas personalidades de “meninos” e “meninas” seria a educação, ou seja, ser “homem” ou “mulher” varia de acordo com as normas e expectativas de conduta e comportamento estabelecidas por cada cultura e sociedade para seus membros. É o que se espera, em cada sociedade, que cada um(a) seja¹.

Assim é que, a partir da compreensão da importância da abordagem dos temas em torno das Diversidades – presentes inclusive nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que orientam sobre os componentes curriculares a serem trabalhados pelos(as) professores(as) – indicamos hoje uma série de conteúdos que podem auxiliar educadores(as) e estudantes a debater e problematizar o tema dentro e fora da sala de aula, não só enriquecendo a compreensão sobre o assunto mas, sobretudo, fortalecendo o processo que nos levará a um estado de cidadania plena para todos(as).

Confiram a série Muito Prazer da TV Anísio Teixeira, que tem como objetivo “abordar a sexualidade nas dimensões biológica e sociocultural, a partir de orientações inseridas nos eixos Diversidade e Direitos Humanos, possibilitando à Comunidade Escolar uma percepção mais objetiva da relevância da sexualidade na construção da(s) identidade(s) dos indivíduos.”

Acessem ainda aqui e aqui algumas reflexões já realizadas no nosso blog sobre o tema.

Outra dica interessante fica por conta da Organização das Nações Unidas (ONU), que lançou recentemente uma nova cartilha, entitulada “Nascidos Livres e Iguais”, que orienta governos e sociedade civil sobre os direitos da comunidade LGBTTTs.

É isso aí, pessoal: juntos(as) somos mais!

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/LGBT; http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Guin%C3%A9; http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12598:publicacoes&Itemid=859; http://www.onu.org.br/img/2013/03/nascidos_livres_e_iguais.pdf.

¹ MEAD, Margaret. Sex and temperament in three primitive societies. New York, William Morrow, 1935.

Anúncios

2 thoughts on “Dia Nacional do Orgulho Gay

  1. É isso aí, PW. Precisamos entender a origem, as questões culturais (diversidade, sobretudo) e os desdobramentos de tais questões no que tange as relações sociais através dos tempos. Realmente precisamos pensar nesse viés quando quando falamos em “Diversidade”, nesse caso em diversidade e sexual e nas questões de gênero.

    Parabéns pela postagem!

    Um abraço,

    Marcus Leone

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s