Cine PW: “Crianças Invisíveis”

Salve, turma!

“Crianças invisíveis” é um filme composto por sete curta-metragens, filmados nos países da África (Mehdi Charef), Servia Montenegro (Emir Kusturica), Estados Unidos (Spike Lee), Brasil (Kátia Lund), Inglaterra (Ridley Scott), Itália (Stefano Veranuso) e China (Jonh Woo).

De modo geral o filme descortina um mundo de negligência de cuidados, maus-tratos, violência psicológica e familiar, tráfico e uso de drogas, exploração de trabalho infantil e conflitos étnicos, políticos e econômicos, onde as crianças e adolescentes estão imersos. Diante desse cenário nos perguntamos: O que fazemos enquanto família, educadores(as), escola, políticos(as) e cidadãos(ãs) para mudar essa trágica realidade que aponta para futuros incertos?

 

Fonte: Crianças Invisíveis: Um filme sobre a violência em suas múltiplas formas.

 

Anúncios

84 thoughts on “Cine PW: “Crianças Invisíveis”

  1. gostei muito do documentário porque mostra uma ralidade que muitas vezes nos negamos a ver…a historia de song song e a gatinha nos mostra que as crianças são vulneraveis não só pelas questões sociais mas também por causa dos desajustes familiares deixa claro que mesmo em situações econômicas mais favoráveis não garantem a integridade física e emocional dessas crianças.

    • Obrigado pela interação, Syrlene! Certamente, quando se trata de crianças, muitas questões devem ser pensadas. Continue acompanhando as nossas postagens.

  2. Pingback: CINE PW: RETRÔ 2013 | Professor Web

  3. eu achei muito interessante o filme do Song song e a pequena gatinha porque tinha duas maninas e uma um idoso achou ela num latatao de licho. E a outra era bem rica. Joslaine, Dalila Ayres.

  4. Eu gosteimuito do filme Song Song e a pequena gatinha porque a mãe dela jogou ela porque ela no lixopara não matar ela porque ela ia ter dois filhos,porque na China só pode ter um filho,Luís Felipe Dalila Ayres.

    • Oi, Luís Felipe!
      O filme mostra essa diferença em relação da condição social de Song Song e de gatinha.É comovente a parte que mostra que quando o avô a encontrou no lixo, e mesmo sem condição financeira ficou com ela para educa-lá.

    • Olá,Luís Felipe!
      Que bom que você gostou da indicação do filme. É triste a vida que de Gatinha que é relatada no filme.
      Obrigado pela interação.
      Abraços!

  5. Eu gostei do Ciro porque eles tambem tem umas motos bem legais não gostei por ter que rouba
    Hendrew,Dalila Ayres

    • Olá, Hendrew!
      É muito triste a história de Ciro. Ele convive com as discussões dos pais,e isso faz com que ele viva nas ruas e andem com más companhias e comete esses roubos.

  6. Eu gostei muito do filme Song Song e a pequena gatinha porque a gente tem uma vida de rico perto delas, tem que sair vendendo flores para faturar dinheiro ou se não apanhavem.
    Paola,Dalila Ayres

    • Oi, Paola! Tudo bem?
      É nítido no filme a diferença social das meninas,e muito triste com a morte do avô da Gatinha e com isso ela tem que ir para o abrigo,sendo obrigada a vender flores no centro da cidade.
      Continue contribuindo com o nosso blog. Abraços!

  7. Eu gostei muito do filme que fala sobre Song Song que a mãe dela teve uma briga com o marido, a mãe de Song Song ficou muito tristre, a gatinha era uma bebê que foi encontrada no lixo. Rafaela dos Santos, Escola Dalila Ayres

    • Oi, Rafaela!
      O filme é bastante legal né? mostra a realidade de duas meninas, que vivem na mesma cidades, mas que são vidas totalmente diferenciadas por causa da questão social.
      Ficamos felizes em saber que você está conectada a nossa rede. Fique à vontade para interagir.
      Abraços!

  8. Eu gostei do filme de Song Song e a pequena gatinha porque a maẽ jogou a filha no lixo e o velinho foi procurar reciclavél e achou a pequena gatinha .Ele juntou muiito dinheiro para matricular a pequena gatinha , mas acabou morrendo , porque ele foi pegar um lápis no meio da rua .

    Leonardo,Dalila Ayres.

    • Oi,Leonardo!
      O filme é muito chocante e realista ao mesmo tempo. É linda a história de vida da Gatinha, mas ao mesmo tempo triste.
      Ficamos felizes pela sua interação.

  9. Eu gostei porque o filme mostra várias coisas e como pode ser diferente a vida em diferentes classes sociais e não acho justo a lei da china que não pode ter mais de um filho.,João Paulo, Dalila Ayres.

    • Olá,garotada!

      É sempre bom refletir e conhecer as questões sociais de outros países. Aprendemos muito com isso né?
      Obrigado por interagir conosco. Fique á vontade para enviar dicas e sugestões.
      Abraços.

    • Olá, João Paulo!

      O filme mostrar histórias de diferentes países e culturas. São histórias tristes e comoventes que relatam os problemas envolvendo essas crianças como a pobreza,guerra e discriminação.
      Ficamos felizes pela sua interação.
      Abraços!

  10. Eu achei o documentario de Song Song e a pequena gatinha muito triste porque tinha um bebeño lixo e o vo da gatinha trabalhou para garantir o seu estudo.Erica, Dalila Ayres.

    • Oi, Érica!Tudo bem?
      É realista a história do filme de Song Song e gatinha. O filme retrata nitidamente a questão social,que acontece em diversos países.
      Obrigado por interagir conosco.
      Abraços!

  11. Eu fiquei muito surpresa e emocionada com o filme da pequena garotinha, estar jogada dentro de um lixo e um homem achou ela e levou a onde ele morava e que ficou trabalhando muito para colocar ela na escola e nao poder conseguir e foi muito bom que esse homem ter ajudado muito essa criança Michele Galvao Escola Dalila ayres.

    • Olá, Michele!
      Linda história e ao mesmo tempo comovente né? Retrata a vida de duas meninas que vivem em classes sociais diferentes.
      O final é muito triste para Gatinha,que com a morte de seu avô tem que ir para um abrigo, sendo obrigada a vender flores nas ruas da China.
      Ficamos felizes com a sua interação.

  12. Olá eu gostei muito do filme Song Song e a pequena gatinha fiquei muito Impressionada quando o avô morreu e a menina ficou sofrendo .
    Um abraço
    Michele Ribeiro,Escola Dalila Ayres

    • Olá,Michele Ribeiro!
      O final do filme é muito triste para a Gatinha. É bem interessante a distinção da diferença de classes de duas meninas que são da mesma idade e do mesmo país.
      Ficamos felizes pela sua interação.
      Abraços!

  13. Eu gostei do filme do pequeno song song e a pequena gatinha porque a mãe dela jogou ela no lixo para não matar ela porque ela ia ter dois filhos ,porque na China só pode ter um filho.

    Luis felipe,Escola Dalila Ayres.

    • Olá, Profª Nísia!
      A história é muito comovente e chocante ver uma criança ter que trabalhar.
      Ficamos felizes em saber que você está conectada a nossa rede. Fique à vontade para interagir!
      Abraços!

  14. Eu gostei muito do filme Song Song e a pequena Gatinha porque mostra as crianças que tem as coisas e as crianças que não tem nada . Jéssica Camile,Dalila Ayres.

  15. Eu gostei mais do filme Song Song e a pequena gatinha porque me ensinou a valorizar o que nos temos.Maria Eduarda Simer do Nascimento,Dalila Ayres

  16. eu gostei muito da història de Song Song e a pequena gatinha na verdade è uma història muito triste onde as crianças tem que trabalhar, me emocionei muito obrigado. Rafaela da Silva Spanserk

    • Oi, Rafaela!
      É triste a vida desses meninos que vivem em abrigos, sendo usadas para vender as flores nas ruas da China.
      Ficamos felizes pela sua participação no blog.
      Abraços!

  17. Eu gostei muito do filme da Song Song e apequena Gatinha porque a menina queria muito estudar mas não tinha dinheiro, seu avó perdeu sua vida para dar um lápis para menina,Leiriane, Dalila Ayres.

    • Olá,Leiriane!
      O filme de Song Song e a gatinha, retrata duas histórias de duas menininhas, que vivem no mesmo país mas com condições sociais totalmente diferentes.
      É muito triste e chocante a cena que mostra a parte da morte de seu avô.

  18. Eu não gostei, mas aprendi muito e a vida era muito dificil para eles e eles sim sofrem.

  19. Eu gostei do filme por causa que eles lutaram pela vida, vivem em São Paulo, alugam um carrinho lixo para catar lixo porisso que eu gostei.Diego

    • Olá Diego!
      Ficamos felizes por ter gostado desta indicação do Cine PW.
      Saiba que Bilú e João é o retrato de tantas outras crianças, que para sobreviver são obrigadas a trabalhar seja no campo ou na cidade.
      A questão que fica para reflexão é, como podemos ajudar a mudar essa realidade?
      Continue nos acompanhando.
      Abraços!

  20. Nós adormos o filme foi muito tocante, a mais tocante da Blanca porque ela tinha aids e ela era muito bonita.
    Larissa, Yasmin e Tainara, Escola Dalila Ayres.

    • Olá Larissa, Yasmin e Tainara!
      Que bom que vocês adoraram o filme.
      A história de Blanca é sem dúvida uma história comovente, pois nos chama à reflexão questões como o preconceito, o uso de drogas no meio familiar e a responsabilidade da escola e da família na educação das crianças e jovens.
      Continue nos acompanhando!
      Abraços!

  21. Eu nao gostei porque droga nao e bom para a saude quando a Blanca disse que os pais era viciados em drogas eles perceberam que droga só estraga as nossas vidas. Rayane,Dalila Ayres

      • Olá,Leonardo!

        Realmente a droga não é legal, vimos no filme o sofrimento da família de Blanca pelos consumo e dependência das drogas.
        Fique à vontade para interagir!
        Abraços!

    • Olá, Rayane!

      A situação da dependência química dos pais de Blanca é bastante comovente.E é bom as pessoas saberem que existem tratamento para quem usar drogas.
      Obrigado pelo comentário!
      Abraços!

  22. Eu gostei do filme de João e Bilu porque eles catam latinha e eu também cato aqui na minha cidade tem bastante criança que cata latinha. Tiago,Dalila Ayres

    • Olá,Tiago!
      É bem interessante a parte desse filme,que retrata a vida de João e Bilú,sendo que para eles sobreviverem tem que reciclar latinhas, papelão, etc…Isso é o contraste da realidade de muitas crianças que tem no nosso país.

  23. E achi um horror,a menina chamada Blanca ter aids.Em quanto passava o filme ate fiquei emocionada.Que injustiça,sofrer bulling na escola,ser agredida fisicamente,achei um horror.Karoline, Dalila Ayres.

    • eu gostei muito do seu texto por que cv foi muita criativa. Diego.m.

      • Olá, Diego!
        Que bom que você gostou. O filme é bastante interessante e comovente né?
        Continue nos acompanhando e interagindo!
        Abraços!

    • Olá Karoline!
      A história de Blanca é sem dúvida uma história comovente, pois nos chama à reflexão questões como o preconceito, o uso de drogas no meio familiar e a responsabilidade da escola e da família na educação das crianças e jovens.
      Continue nos acompanhando!
      Abraços!

    • Olá,Karoline!

      É muito triste como o filme retrata a vida de Blanca, principalmente como ela é tratada na escola e a forma de preconceito de suas colegas.
      Ficamos felizes em ver que você soube descrever direitinho no que foi abordado na obra.
      Continue nos acompanhando e interagindo.
      Abraços!

  24. Eu não gostei do Tanza porque ele colocou uma bomba na escola.Rafael,Dalila Ayres

    • Olá Rafael!
      O curta de Tanza retrata as guerras civis presente em alguns países da África, onde desde cedo crianças são recrutadas por milicianos. Se analisarmos esses conflitos vamos notar que são conflitos étnicos que se prolongam a séculos, mas que foi agravados pelo imperialismo europeu entre os séculos XIX e XX e o tráfico de armas e drogas.
      Continue nos acompanhando!
      Abraços!

    • Olá, Rafael!
      É triste como o filme retrata a vida de Tanza né? Demonstrar um país voltado para a guerra, onde tem a participação das crianças.
      Obrigado pelo comentário,fique à vontade para interagir!
      Abraços!

  25. Eu gostei dos ciganos fora o tipo de viverem. Hendrew,Dalila Ayres

    • Olá, Hendrew!
      O filme é interessante, pois retrata as diversas formas de habitação dos povos, como é o caso dos ciganos, que são um conjunto de população nômades, que não tem uma habitação fixa.
      Obrigado por interagir conosco.

  26. Eu gostei muito do filme, fiquei surpreso ao ver aquele menino tirando fotos da guerra: coitado ficou traumatizado com as fotos de morte. E fiquei pensando se fosse comigo…eu ficaria com medo e ele se lembrou do passado. anthony, Escola Dlaila Ayres

    • Olá Anthony!
      Ficamos felizes por ter gostado filme.
      A história de Jonathan é uma história tocante, e nos faz pensar em todas as crianças que presenciaram cenas de violência ou viveram em ambientes violentos.

      • Hoje debatemos sobre as diversas formas de violência e chegamos a conclusão que ela existe bem perto de nós e o que podemos fazer ( como somos crianças) conversar com nossos pais, evitarmos os jogos violentos e evitar brigas na escola (que acontece diariamente). Somos treze alunos do grupo I,que estamos dispostos a mudar esta situação.
        Tiago,Nicolas, Rafael,Luiz, Rayane,Jocelaine, Richard, Guilherme, Natasha, Tainara, Maria Rita, Bianca e Lincoln.

      • Olá, garotada!
        Ficamos felizes pela iniciativa da escola, em poder debater com os estudantes e com os pais sobre o tema.
        Esperamos que o filme tenha ajudado a refletir sobre a temática.
        Abraços!

  27. Eu gostei muito o da Africa pois mostra o que eles usavam , drogas,armas,e bombas,Assinado Luiz Antonio Nunes, Dalila Ayres

    • Olá Luiz Antonio!
      O curta de Tanza retrata as guerras civis presente em alguns países da África, onde desde cedo crianças são recrutadas por milicianos. Se analisarmos esses conflitos vamos notar que são conflitos étnicos que se prolongam a séculos, mas que foi agravados pelo imperialismo europeu entre os séculos XIX e XX e o tráfico de armas e drogas.
      Continue nos acompanhando!
      Abraços!

  28. eu gostei muito do joão e da bilu eles são muito esforçados epor trabalharem tanto catando latinha para conseguir dinhero para sua famílía. kamilli, Dalila Ayres

    • Olá Kamilli!
      Ficamos felizes por ter gostado desta indicação do Cine PW.
      Saiba que Bilú e João é o retrato de tantas outras crianças, que para sobreviver são obrigadas a trabalhar seja no campo ou na cidade.
      A questão que fica para reflexão é, como podemos ajudar a mudar essa realidade?
      Continue nos acompanhando!
      Abraços!

      • Olá professor(a)!
        Conhecemos crianças na nossa vila que catam lixo reciclável para vender. Um de nós já vendeu muita coisa, nós saíamos cedinho para catar lixo nas outras vilas e até achamos celulares, lanternas, teclados, computadores. Algumas coisas ficamos com elas e outras vendemos.
        Lugar de criança é na escola e as famílias têm que assumir a responsabilidade de educar as crianças com a consciência limpa.
        Diego, Kaio, Maycon, Carlos, Alex, Emilaine, Edson, Marcos, Luciano, Tiago, Leonardo, Ruan, Larissa e Ana.

      • Olá, garotada!
        Esse filme demonstra a dura realidade das crianças que vivem nas ruas dos grandes centros urbanos.
        João e Bilú lutam para sobreviver recolhendo lixo em troca de dinheiro.É interessante que além de trabalhar com a reciclagem,eles ainda acham uma maneira para contornar a situação e achar tempo para se divertir.
        É isso ai, lugar de criança é na escola estudando e não trabalhando.

  29. eu fiqueitriste pela blanca porque esta hitoria foi emocionante ,que conta sobre uma menina que tinha AIDS e sofria. Gabrielli, Dalila Ayres

      • Olá, Larissa!
        Ficamos felizes em saber que você gostou da indicação do Cine PW e do texto.
        Continue acessando a nossa rede e interagindo conosco.
        Abraços.

    • Olá Gabrielli!
      Que bom que vocês adoraram o filme.
      A história de Blanca é sem dúvida uma história comovente, pois nos chama à reflexão questões como o preconceito, o uso de drogas no meio familiar e a responsabilidade da escola e da família na educação das crianças e jovens.
      Continue nos acompanhando!
      Abraços!

      • Sabe, nós conhecemos alguns alunos que sofrem bulling na nossa escola. Uns são chamados de piolhinho, baleia, panela velha e outras coisas ruins.
        Podemos mudar esta realidade com nossos colegas com atitudes boas.
        Gabrielly, Kamilli, Luis, José, Raiane, Larissa, Raphael, Carlos, Maycon, Anthony, Renata e Eliel.

      • Olá, garotada!
        O bullying também pode ser considerado como um tipo de violência psicológica.
        Isso influência negativamente na vida dos colegas que sofrem com isso.

    • Olá,Gabrielli!
      Tudo bem? É impressionante o relato da vida de Blanca que é bastante emocionante,no final do filme os pais dela a levam para um grupo de apoio de pessoas que tem a mesma doença que ela.
      Abraços!

  30. Excelente filme.
    Quem não chorar por fora, chora por dentro.
    Tem muito assunto p/ ser discutido e com uma ótima qualidade de filmagem, linguagem subliminar e metafórica.

    • Que bom que gostou, Mariana!

      Continue a vontade para enviar críticas e sugestões de conteúdos, fortalecendo este canal de interação e produção colaborativa por uma educação pública, gratuita e de qualidade para tod@s!

      Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s