Cine PW: A Revolução não será televisionada


Hugo_Chávez_2012Quem foi Hugo Chávez? Um ditador? Um líder revolucionário?

A história é escrita por pessoas com interesses individuais ou de grupos, ou seja, não é neutra. Tudo que está escrito nos livros merece discussão, contestação e pesquisa em outras fontes. Esse é um dos propósitos da escola e dos mediadores do processo de aprendizagem. Portanto, a história é hegemonicamente contada pelas pessoas que conquistam maior espaço para imprimir sua versão em alguma mídia e compartilhá-la.

Com Hugo Chávez não é diferente, portanto fica a pergunta: como ele será retratado na mídia e nos livros de história?

Hugo Chávez Frias foi o tipo de pessoa que causou diferentes sentimentos nas pessoas e acabou, por um lado, construindo fortes alianças e, por outro, poderosos inimigos.

Ao assistir programas de TV ou ler artigos é possível identificar que alguns alegam que ele foi um ditador, estadista, que a economia venezuelana mergulhou numa crise com as politicas socialistas bolivarianas, com a reestatização dos bancos, das companhias de telecomunicação e de eletricidade, da Faixa Petrolífera do rio Orinoco, da maior indústria siderúrgica do país e de três empresas de cimento, colocando um fim nas políticas neoliberais na Venezuela.

É possível também identificar em outros textos ou outros canais de TV narrativas contrárias que alegam que ele melhorou a distribuição de renda, reduziu a pobreza, viabilizou programas para alfabetizar 2 milhões de venezuelanos, diminuiu o desemprego, requalificou o serviço médico (tornando acessível a todos), fundou junto com Fidel Castro a ALBA (Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos ) e sobretudo que teria sido o maior líder socialista no início desse século.

No entanto quem pode melhor falar de Hugo Chávez e da Revolução Bolivariana são os próprios venezuelanos.

Com a palavra a Venezuela – “A Revolução não será televisionada”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s