Semana da Mulher 2013 – Mulher e Direção: Uma combinação que dá certo!

Olá, gente!

Atualmente, as mulheres somam mais da metade da população brasileira, elas já estão presentes na política, nos esportes, na chefia das famílias, no mercado de trabalho (ainda que não da maneira desejada, pois muitas ganham menos que os homens ocupando mesmos cargos com as mesmas jornadas), em postos que antes eram exclusivamente masculinos.

Dentre as tantas lutas enfrentadas e conquistas femininas adquiridas ao longo dos anos, entramos em consenso quando o assunto é a autonomia de ir e vir em veículos automotivos – ou seja: o direito de dirigir veículos.

Embora tenham adquirido com muito esforço o reconhecimento de que é preciso uma mudança nas estruturas sociais, a fim de que essas assegurem equanimidade de direitos com relação aos homens, milhares delas PW-transito-2013continuam convivendo com ideias e atitudes arcaicas e preconceituosas. Quem nunca ouviu, por exemplo que “Mulher foi feita para pilotar fogão” ou “Mulher no volante, perigo constante”? Manifestações tais que, amiúde, estão nas rodas de conversa, nas piadas da TV e o que é pior: na consciência e boca de muitas mulheres.

Por mais que tenhamos noção de que não existe espaço que seja impossível da figura feminina atuar – apoiar, calar ou acomodar-se diante dessas situações, é negar os séculos de batalhas travadas em prol da cidadania por meio da igualdade dos direitos de gênero, culminando também no fortalecimento do sexismo arraigado ainda em nossa sociedade.

Há quem ache que é preciso ter cuidado com a combinação “mulher e direção”…o que parece ser perigoso e danoso à espécie humana mesmo são as mentes fechadas ao novo, o preconceito e os corações perdidos nas rodovias da ignorância.

Abraços!

Fonte: http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php; http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexismo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s